Partilhar:

Vinho Tinto
Maçanita
Fita Preta O Iluminista 2023, 75cl
Alentejo

12,14

 14%

 2025-2030

 Servir a 16º-18º

 

O Produtor, nota de prova publicada em 27 de Novembro de 2024

Cor violeta concentrado. Nariz intenso a frutos pretos frescos com notas de erva seca. Ataque cheio, encorpado, rico e guloso com notas de toffee e o final de boca a revelar taninos firmes e redondos.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Maçanita

Um vinho regional alentejano. Elaborado a partir de castas tipicamente alentejanas, a intervenção enológica é praticamente nula, destacando os verdadeiros aromas e sabores da região.

Conceito
Foi em 2007 que produzimos o primeiro Fitapreta Tinto, com a missão de criar um tinto com a fórmula original alentejana. Um tinto feito apenas com castas alentejanas. A escolha de Aragonez, Alicante Bouschet e Trincadeira foi óbvia, mas com o tempo fomos descobrindo que as vinhas velhas revelavam outras castas, mais frescas e elegantes, que outrora dominaram o Alentejo. Assim, pouco a pouco fomos integrando essas castas, primeiro o Castelão, depois o Moreto, e agora Trincadeira, Alfrocheiro e Tinta Carvalha, plantadas em solos graníticos. Não é um vinho ancestral… nem contemporâneo, é o nosso – O ILUMINISTA.

Viticultura
As uvas são cultivadas em regime de produção biológica ou de Produção Integrada Certificada, sem recurso a herbicidas, estando a maioria das vinhas em sequeiro, sem rega. As nossas vinhas estão também todas certificadas no âmbito do programa de sustentabilidade do Alentejo.

Idade das vinhas
Média de 30 anos. As vinhas estão plantadas em solos muito pobres de origem xistosa ou granítica, o que resulta naturalmente em uvas de grande concentração. O perfil aromático é ainda potenciado pelas práticas culturais como a desfolha, desponta e monda de cachos verdes.

Vinificação
Vindima manual durante a noite, com seleção na mesa de escolha. Enchimento das cubas por gravidade. Fermentações alcoólica e malolática espontâneas. “Cuivason” de 20 dias.

Estágio
12 meses, 50% em carvalho francês e 50% em cuba.

Prémios

Concours Mondial de Bruxelles 2019 – Ouro;
International Wine Challenge 2019 – Prata

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 104423

António Maçanita

Joana e António Maçanita há muito tinham um sonho. Criar um vinho com caráter e personalidade própria, bem ao estilo dos dois irmãos e enólogos. A oportunidade surgiu pelas terras do Douro, onde Joana realiza parte da sua atividade profissional. Por entre patamares e vinhas ao alto, deparou-se com uma matéria-prima muito especial, impossivel de ficar indiferente, ligou ao António e desafiou-o. Em 2011 são lançadas as raízes para o projeto dos irmãos Maçanita no Douro. As vinhas encontram-se no Douro, sub-região do Cima Corgo, perto do Pinhão. Foram cuidadosamente escolhidas para enquadrarem o perfil certo, uvas com muita concentração, riqueza e frescura. Os dois irmãos percorrem juntos as vinhas nas operações determinantes na qualidade e sanidade das uvas. Com uma enologia pouco intreventiva, em que a extração da cor e da estrutura do vinho é feita de forma suave e lenta, os vinhos Maçanita são, a pura expressão da enologia “à Maçanita”, a fruta acima de tudo.