Partilhar:

Vinho Tinto
Filipa Pato
Nossa Calcário Magnum 2017, 1,5l
Bairrada

71,64

 12.5%

 2020-2045

 Servir a 16º-18º

 

Mark Squires, nota de prova publicada em 18 de Julho de 2019

Suave e discreto na abertura, este é um vinho que precisa de algum tempo no copo para mostrar o que tem. É fácil tomar um rápido gole e perguntar onde está tudo. Isto é frequentemente subtil, mas eventualmente tão persistente que faz com que se notem as suas virtudes o tempo todo. Volte em uma hora. O vinho expandiu-se no copo e desenvolveu mais potência enquanto libertava frutas incríveis pelo paladar. É relativamente sexy para um Baga, e estava melhor no dia seguinte, desdobrando-se e parecendo ainda mais rico. O Baga aqui nunca parece terrivelmente rústico, como muitas vezes pode ser. A textura é puro veludo. A chave para isto, no entanto, particularmente nesta colheita, é a fruta deslumbrante. Este tem apenas 12,8% de álcool, mas a fruta parece ser a essência da uva, incomumente rica e cheia de sabor. Se (como muitos de nós, a quem me refiro) muitas vezes pensa no Baga como terroso, adstringente e ácido em vez de frutado, este vinho não alimenta esses estereótipos. Dito isto, há a típica terra e potência espreitando por baixo mesmo enquanto o final é longo e cheio de sabor. Se lhe der tempo, ele adquirirá mais complexidade e outra dimensão. No momento, ainda daria a vantagem ao maravilhoso 2015, mas este também tem potencial escondido. Isto precisa de um pouco mais de tempo para adquirir melhor equilíbrio e complexidade, mesmo que às vezes pareça acessível agora. Para melhores resultados, volte por volta de 2025-2027.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Filipa Pato

As uvas são colhidas manualmente, em vinhas com mais de 80 anos. A fermentação alcoólica ocorre em tanques de carvalho francês usado. Maturação: 18 meses em pipas de carvalho francês, sendo 20% novas e 80% de segundo uso.

Um grande vinho para a gastronomia! Carnes de alta qualidade simplesmente cozidas (borrego, carne de vaca, vitela, pombo, pato, faisão, perdiz, lebre, lombo de veado). Imaginamos também criadilhas, rins de vitela e até fígado de vitela (à veneziana com cebolas caramelizadas). Queijos fortes também serão uma boa combinação (Ami de Chambertin, Niza amanteigado, Castelo Branco amanteigado, Serpa).

Prémios

94+/100 Mark Squires – Robert Parker – Wine Advocate
(2017)

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 105690

Filipa Pato & William Wouters

Filipa Pato e William Wouters é uma colaboração mágica entre marido e mulher. A filosofia é simples: criar vinhos autênticos sem maquihagem, para que estes expressem a verdadeira natureza das vinhas de onde vêm. Nós concentramo-nos apenas em uvas indígenas. Baga, Bical, Arinto, Cercial e Maria Gomes criam vinhos com alma e aspecto ideal para o cultivo das nossas excelentes uvas viníferas com práticas vitícolas biodinâmicas. Na adega manipulamos suavemente as uvas – a intervenção mínima e o acompanhamento rigoroso do vinho permitem que as nossas uvas se expressem totalmente. Em última análise, criamos vinhos “terroir”, unindo conhecimento, arte e natureza para produzir “sem maquilhagem”, cada vinho com seu próprio caráter. Filipa Pato – vitivinícola na Bairrada. Licenciada em Engenharia Química pela Universidade de Coimbra, aperfeiçoou as suas competências em Bordéus, na Argentina no Margaret River, e com o seu pai Luis Pato, o rebelde Baga. William Wouters – chef / sommelier / restaurateur. William vem de uma família de restauradores de Antuérpia, na Bélgica. Ele é um campeão de sommelier, dono de restaurante e ex-chefe de cozinha da seleção nacional de futebol da Bélgica na Copa do Mundo no Brasil e na Copa da Europa na França. Juntos, Filipa e William compartilham todas as suas experiências: o amor pela comida e pelo vinho, encontros com grandes produtores de vinho, sommeliers e amantes do vinho de todo o mundo e a mágica e inexaurível cultura do mundo do vinho.

Morada

F. Pato – Vinhos Unip., Lda. Rua de Sto. André, 41; 3780-502 Óis do Bairro – Anadia Portugal