Robert Parker, nota de prova publicada em 4 de Julho de 2020
O Elio Grasso 2016 Barolo Gavarini Chiniera é imediatamente expressivo e brilhante. O vinho é saboroso e rico com um bouquet generoso de bagas secas, especiarias, flores esmagadas e até uma pitada de mirtilo fresco do mercado que não vemos nos outros vinhos. O bouquet move-se em direcção a notas de bálsamo com menta e alecrim quanto mais tempo permanecer no copo. Também recebo flor de anis e raiz de alcaçuz fresco como uma bonita assinatura no fecho. Com o envelhecimento em grandes cascos de carvalho esloveno, a integração de taninos é pontual, assim como a frescura e pureza daquelas belas nuances Nebbiolo.
O procedimento de vinificação para Barolo Gavarini Chiniera envolve fermentação alcoólica em tanques de aço inoxidável com temperatura controlada, com bombagem diária. Após a conclusão da fermentação maloláctica, o vinho amadurece em barris de carvalho esloveno de 25 hectolitros. O engarrafamento tem lugar normalmente em Agosto. O Barolo Gavarini Chiniera permanece então na cave de ensaque durante 8-10 meses antes de ser lançado.
Prémios
98/100 Robert Parker; 97/100 Wine Enthusiast; 96/100 Vinous
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 106688
Elio Grasso
Acreditamos que ser reconhecido primeiro como viticultor, e depois como produtor de vinho, é a melhor forma de honrar, e continuar o trabalho daqueles que enfrentaram perante nós os desafios que o trabalho com a natureza e os seus produtos, como o vinho, implica. Isto, e um desejo de sermos fiéis a nós próprios, leva-nos a propor, sem presunção, as convicções e condutas partilhadas por todas as famílias de agricultores Langhe, características que vale a pena preservar e que acreditamos que fazem a diferença.