O Produtor, nota de prova publicada em 10 de Abril de 2019
Cor vermelha muito profunda e densa. Aroma intenso e complexo, dominado pelos frutos pretos maduros, como amora e o "cassis", pelos aromas florais, como a violeta e complexado pelos aromas provenientes da sua "elevage" em barrica. Notam-se ainda alguns aromas característicos da evolução na garrafa, que contribuem para aumentar ainda a sua grande complexidade. É um vinho concentrado, denso, de elevada estrutura. Possui uma acidez equilibrada, taninos firmes e muito maduros, bem envolvidos no seu corpo e volume. O seu equilíbrio encontra-se num conjunto de sensações, onde a concentração, a riqueza e pujança se tornam decisivas. Estas características, em conjunto com a grande intensidade do seu aroma retronasal, conferem-lhe um final de grande persistência, que permitindo prever uma longa evolução.
Vinificação: As uvas provenientes das vinhas velhas são submetidas a uma triagem/escolha à chegada à adega, sendo seleccionadas e posteriormente desengaçadas. Segue-se a maceração pré-fermentativa a baixa temperatura com pisa robotizada em lagares de inox. São de seguida conduzidas para cubas de inox com temperatura controlada onde terminam a fermentação alcoólica. Durante esta, procedem-se aos habituais trabalhos de remontagem e “delestage” que visam a extração, rigorosa e selectiva dos constituintes da película. A vinificação termina com uma longa maceração pós-fermentativa. As massas permanecem em contacto com o mosto até o máximo de 18 dias.
Estágio: Em barricas de 225 litros de carvalho francês durante um período de cerca de 24 meses, de acordo com cada lote e casta. Utilização de 70% de barricas de carvalho novo e 30% de carvalho de segundo e terceiro ano.
Prémios
95/ 100 – Wine Enthusiast
94/ 100 – James Suckling – Top 100 Portuguese Wines 2023
93/ 100 – Wine Spectator (Agosto 2016)
Revista de Vinhos – Os Melhores do Ano (Edição Nº 327, Fevereiro 2017)
93/ 100 – W Anibal Coutinho (Dezembro 2016)
95/ 100 – Robert Parker – Wine Advocate (Edição Nº 233, Outubro 2017)
18,5/ 20 – Guia João Paulo Martins 2018 (Setembro 2017)
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 101566
Duorum Vinhos
Dois enólogos que marcam a história do vinho em Portugal nas últimas décadas, em duas regiões que o mundo reconhece como de elevada qualidade e personalidade, o Douro e o Alentejo, reencontram-se num projecto pensado para o Douro, nas regiões do Cima Corgo e Douro Superior, dois terroirs excepcionais e protegidos. Assim nasce Duorum, um projecto sonhado e realizado nos vinhedos milenares do Douro.
A Duorum Vinhos iniciou a sua actividade em Janeiro de 2007 e exprime a vontade de João Portugal Ramos e de José Maria Soares Franco de juntarem as suas actividades profissionais de enólogos num projecto de produção de vinhos do Douro de características únicas e de dimensão internacional.
Morada
Duorum Vinhos, S.A.
Quinta de Castelo Melhor
EN 222, Km 216.8
5150-146 Vila Nova de Foz Côa
Portugal