O Produtor, nota de prova publicada em 27 de Setembro de 2024
Vinho de cor granada quase opaco. Com aromas a lembrar frutos pretos, especiarias e fumo, com alguma compota devido à grande maturação atingida. Na boca é um vinho denso, cheio, com grande estrutura, taninos presentes e bem integrados, Final longo e persistente.
Vinho único e raro feito das melhores uvas das melhores vinhas nos melhores ‘terroirs” com produções baixas (menos de 2000 kg por hectare) num ano excecional. Que pretende ser uma diferenciação e uma referência dos encepamentos mais modernos da Casa Ermelinda Freitas e da Região de Setúbal. onde sempre predominou o Castelão.
Colheita em finais de Setembro.
Vinificação: Fermentação em cubas-Lagar de inox com maceração a frio de 7 dias, fermentacão alcoólica de 10 dias seguido de maceracão pelicular pós fermentativa de 15 dias. Estágio de 18 meses em meias pipas de carvalho francês seguido de estágio de 18 meses em garrafa.
Prémios
93/ 100 James Suckling – Top 100 Vinhos Portugueses 2023
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 105194
Casa Ermelinda Freitas
A empresa, iniciada em 1920 por Deonilde Freitas, continuada por Germana Freitas e mais tarde por Ermelinda Freitas, sempre dedicou especial atenção ao vinho. Pelo desaparecimento precoce do seu marido, Manuel João de Freitas, Ermelinda deu continuidade à empresa com colaboração da sua filha única, Leonor, que embora com formação fora da área vitivinícola, tomou a liderança da empresa reforçando assim a presença feminina na sua gestão.
Desde a primeira geração que esta casa aposta na qualidade das vinhas e dos vinhos, que inicialmente eram produzidos e vendidos a granel sem marca própria. Foi com a atual gestão que se deu a grande mudança de se criar marcas próprias. Assim, em 1997, iniciou-se um novo ciclo com o “Terras do Pó” tinto, primeiro vinho produzido e engarrafado da Casa Ermelinda Freitas.
Morada
Casa Ermelinda Freitas – Vinhos, Lda.
Rua Manuel João de Freitas
Fernando Pó
2965-595 Águas de Moura
Portugal