O Produtor, nota de prova publicada em 27 de Maio de 2023
Cor vermelho rubi, carregado. O aroma prima pela exuberância da fruta fresca e um ligeiro apontamento de madeira, bem integrada no conjunto. Na boca, surpreende pelo equilíbrio, estrutura marcante, boa frescura e delicado aroma retro-nasal que lhe dão um final gracioso.
A tecnologia é minimalista, recorrendo a lagares de granito com pisa mecânica. Após a fermentação, com cerca de uma semana de curtimenta, o vinho foi para cubas de aço inox, onde sedimentou os sólidos em suspensão. Após a maloláctica, uma parte foi transferida para barricas de carvalho, onde estagiou cerca de seis meses.
Prémios
International Wine Challenge – Concurso Vinhos de Portugal 2016 – Prémios Mezquita 2016 – Concurso Internacional Mundus Vini 2016 – 8ª Edição Concurso Internacional de Lyon
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 104645
Vinilourenço
A VINILOURENÇO tem sede no Douro Superior, na povoação Poço do Canto junto à Cidade de Meda . Foi criada com a missão de transformar e dinamizar a produção das vinhas que começaram a ser plantadas na década de 80 por Horácio Lourenço, após regresso de Angola. A sua paixão vitivinícola levou-o a desenvolver afincadamente o seu património. Aos 45 Hectares existentes , não se aplica o conceito de “Quinta” pelas suas diferentes localizações, Poço do Canto, Vale da Teja e Pocinho. A desvantagem do maior custo de produção é equilibrada pela maior diversidade permitindo tirar o máximo proveito do conjunto das propriedades com altitudes a variar entre os 180m e os 700m. Os solos são de Xisto nas zonas mais baixas e Xisto/Granito nas zonas mais altas. As diferenças de clima , localização, altitude e solo, aliados às mesmas castas plantadas em territórios diferentes, permitem a criação de vinhos distintos evitando a comum padronização. A partir de 2006 Jorge Lourenço cria a VINILOUREÇO com a preciosa ajuda de seu pai Horácio Lourenço.