O Produtor, nota de prova publicada em 23 de Maio de 2021
O nariz deste vinho é ousado e fresco, com aromas de amora, groselha preta e canela torrada. O paladar é agradavelmente generoso, cremoso com taninos doces e finos com um excelente volume. Final persistente marcado pela fruta. Um vinho muito agradável para um consumo informal.
Origem das uvas: As uvas são provenientes das nossas vinhas e de vinhas por nós exploradas na região do Cima Corgo
Vinificação: As uvas são colhidas manualmente e transportadas em caixas de 25 kg, selecionadas, desengaçadas e esmagadas à entrada da adega. Segue-se um processo de fermentação a temperatura controlada. Após a fermentação alcoólica segue-se a fermentação malolática natural, mantendo o vinho a cerca de 20ºC
Estágio: Cerca de 30% do lote estagia durante 6 meses em barricas de carvalho francês e americano.
Localizada no Vale de Alijó, a Quinta de Cottas é uma propriedade de 10 ha que usufrui das condições de excelência para a produção de vinhos do Douro e do Porto.
Em 2006, Isabel e Pedro Carmo foram atraídos por uma vinha que outrora pertenceu a uma grande e importante quinta. O seu grande amor pelo vinho e pelo vale do Douro tornou impossível não aproveitarem a oportunidade de aí produzirem os seus próprios vinhos nesta região única dando origem a este projecto vitivinícola. Rapidamente deram início à reconversão da propriedade, passando pela recuperação da parcela de vinha velha existente e plantação da restante área disponível. Desde o início que definiram que a abordagem na Quinta de Cottas passaria por captar a essência das principais castas do Douro, produzindo vinhos de elevada qualidade e com personalidade distinta que exprimissem o seu terroir único.
Morada
Zona Industrial de Alijó, Lote 35 / 5070-072 Alijó [email protected]