Partilhar:

Vinho Tinto
Château Mouton Rothschild
1er Cru Classé 2017, 75cl
Pauillac, Bordéus

580

 13.5%

 2026-2050

 Servir a 16º-18º

97/100  Wine Spectator

 

Robert Parker, nota de prova publicada em 14 de Janeiro de 1970

De cor granada roxa profunda, desenrola-se lentamente para revelar notas de ameixas pretas quentes, cerejas pretas cozidas, kirsch, e groselhas pretas acabadas de moer com notas de violetas cristalizadas, tostas de canela, chá do Ceilão e aparas de lápis. De corpo médio, o paladar é carregado de uma energia espantosa, apresentando frutos pretos e vermelhos dinâmicos e cargas de especiarias e faíscas minerais, emoldurados por taninos maduros e de grão fino e acabamentos longos e perfumados. Dada a intensidade da fruta e estrutura, embora este seja um Mouton relativamente elegante que será abordável cedo, não o vejo como sendo de curta duração. Deve dar prazer durante mais de 40 anos.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Château Mouton Rothschild

Château Mouton Rothschild é colhido manualmente e é sujeito a uma rigorosa selecção de cachos e bagas de modo a que apenas aqueles que satisfazem as condições ideais para fazer parte do futuro vinho sejam vinificados. Fermenta em foudres de madeira e estagia em barris novos de carvalho francês durante cerca de 20 meses. O vinho também passa alguns meses na enorme adega de Château Mouton Rothschild. Nela a temperatura está constantemente entre 12ºC e 15ºC, com uma humidade de 80 a 90% e muito pouca ou nenhuma luz – condições óptimas para o envelhecimento e armazenamento das garrafas.

Château Mouton Rothschild é considerado por muitos como um dos melhores tintos do mundo. Os seus vinhos são intensos, tremendamente elegantes e complexos, e com um enorme potencial de envelhecimento. Uma jóia do velho mundo.
Em 2017 não houve geada em Mouton – apenas um pouco em d’Armailhac. O enólogo Philippe Dhalluin observou que a seca no início da época de crescimento garantiu que os cachos consistiam em muitas bagas pequenas. De facto, o Merlot estava um pouco stressado e sofreu um pouco, por isso Dhalluin sentiu que era mais um ano de Cabernet aqui em Pauillac. Os rendimentos baixaram em 2016 apenas em cerca de 10%. Petit Mouton é cerca de 21% da produção deste ano. As misturas finais foram feitas em meados de Novembro, porque as fermentações malolácticas progrediram tão rapidamente.

Prémios

19/20 Vinun; 98/100 James Suckling; 96/100 Robert Parker; 96/100 Decanter

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 106678

Château Mouton Rothschild

Foi em 1853 que o Barão Nathaniel de Rothschild comprou Château Brane-Mouton, ao qual deu imediatamente o nome de Château Mouton-Rothschild localizado nos territórios de Pauillac.

Depois de estar em segundo lugar na prestigiada lista de 1855, tornou-se Premier Grand Cru em 1973, e, portanto, parte de uma lista limitada, uma vez que existem apenas 5 Premiers Grands Crus: Château Lafite-Rothschild, Château Latour, Château Mouton-Rothschild os três Pauillac, Château Margaux, o único Margaux, Haut-Brion, o único Graves até 1986 e, desde então, Pessac-Léognan.

A vinha estende-se por cerca de 80 hectares plantados em variedades típicas das regiões Medoc e Haut-Medoc .

Morada

Château Mouton Rothschild 33250 Pauillac França