Antonio Galloni, nota de prova publicada em 10 de Abril de 2021
O Léoville-Barton 2005 é claramente um dos vinhos da vindima. Poderoso e cintado no copo, o 2005 é um grande, grande vinho. Enormes faixas de taninos enrolados em torno de um núcleo de fruta negra tingida, couro novo, especiarias, cascalho, moca e alcaçuz. A densidade pura do vinho é impressionante, mas o seu equilíbrio é ainda mais convincente. Posso ser tentado a dar-lhe mais alguns anos na cave. Os leitores que tiverem a sorte de o possuir encontrarão um emocionante e potente Saint-Julien que oferece em demasia. Adorei-o.
Léoville Barton é Cabernet Sauvignon-dominante, tânico e austero quando jovem, mas desenvolve intensas notas de groselha preta e cassis, bem como características clássicas do cedro Saint-Julien.
A vinha, que tem solos de cascalho sobre argila, é plantada 74 por cento para Cabernet Sauvignon, 23 por cento para Merlot e 3 por cento para Cabernet Franc. Após uma vindima manual, a fermentação tem lugar em grandes cubas de madeira com temperatura controlada, e depois 50% do vinho é envelhecido em barris novos de carvalho.
Prémios
97/100 Wine Enthusiast; 96/100 James Suckling; 95/100 Robert Parker
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 105898
Château Léoville Barton
Château Léoville Barton é uma propriedade bem considerada na região de Saint-Julien de Bordéus, classificada como um segundo crescimento na Classificação de 1855. A qualidade disparou desde os anos 80, e é considerada um dos vinhos mais confiáveis de Bordéus, ganhando elogios regulares pelo seu preço razoável.