Robert Parker, nota de prova publicada em 12 de Março de 2013
O Le Gay 2010 está a ter um desempenho sensacional, ainda melhor do que as minhas notas de degustação de barril, muito entusiasmadas, poderiam ter previsto. Púrpura opaca, e apresentando um formidável e vaticinador nariz de cânfora, trufas pretas, grafite, mirtilos e amoras, bem como sugestões de carnes fumadas e nuances florais. Quase tudo parece estar presente neste pequeno bocado de delícias aromáticas. O vinho atinge o paladar com poder, riqueza e pureza, textura encorpada, e enorme intensidade, e fiquei um pouco chocado com o álcool natural. Numa colheita que atingiu rotineiramente 14,5 a 15% para os vinhos dominados pelo Merlot, foi apenas 13,5% no Le Gay. A mistura final é de 90% Merlot e 10% Cabernet Franc. Este vinho necessita de pelo menos 8-10 anos de adega, com base na sua masculinidade e estrutura, e deve facilmente eclipsar 20-40 anos numa boa adega.
Château LE GAY: Colheita feita manualmente em pequenas caixas de cartão, mesa de triagem dupla antes do desengace e, em seguida, selecção de bago a bago. Adega; Micro-vinificação em barris novos de carvalho com um longo período de maceração a frio.
Os mesmos barris de carvalho francês utilizados para a micro-vinificação abrigarão o vinho durante 18 meses para a fermentação maloláctica e envelhecimento.
Prémios
99/100 Robert Parker; 94/100 James Suckling
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 105897
Château Le Gay
Tendo sido propriedade de The Demoiselles Robin durante sessenta anos, o castelo produziu nos seus 6 hectares um vinho bem conhecido pelos amantes de vinho mais exigentes. Thérèse e Marie Robin beneficiaram de um grande respeito por parte de todos os habitantes de Pomerol, e tinham no alto o lema do seu pai “Qualidade antes da Quantidade”. Desde a sua criação, os Vignobles Péré-Vergé manifestaram outra ambição em Pomerol, decidiram investir num dos principais domínios onde finalmente escolheram Château Le Gay.
Morada
Château le Gay
Pomerol
33500
França
Château Le Gay
vignoblespereverge.com [email protected]