Robert Parker, nota de prova publicada em 27 de Março de 2020
De cor granada média a profunda, o nariz emerge lentamente, medianamente, com noções de cerejas Morello conservadas, groselhas negras cozidas e compota de amora, dando lugar a nuances de aparas de lápis, charutos não fumados, cinco especiarias chinesas e sândalo, além de sempre tão subtis sugestões de cardamomo e eucalipto. De corpo médio, o paladar oferece conservas de fruta preta e vermelha com uma estrutura firme, com textura granulosa e uma frescura fantástica, terminando com uma verdadeira exibição de fogo de artifício de especiarias e minerais persistentes. Esta é uma colheita mais contida e relativamente elegante de Latour, que pode não ter aquele poder de "punho de ferro numa luva de veludo" das maiores colheitas, mas que, no entanto, escora o seu terroir superior e o seu savoir faire nos bastidores com um impressionante panache. Está pronto a beber agora com taninos adequadamente arredondados e acessíveis, e os caracteres terciários estão apenas a começar a trazer mais alguns elementos cerebrais para a compota de frutos negros tentadoramente primários. Mas, se estiver à procura de o beber por inteiro, baloiço flamboyant, dê-lhe mais 5-10 anos em garrafa e beba-o durante os próximos 20-25 anos+.
Uma das propriedades mais antigas de Pauillac, Latour tem uma história que remonta ao século XIV. Documentos datadas em 1331, mostram que Pons, o Seigneur de Castillon, permitiu que uma das famílias mais poderosas à época construíssem uma torre fortificada na área onde hoje está o château. No final do século XVII, Latour tornou-se propriedade da família Segur, e já em 1718, a história moderna do château começa a florescer. A propriedade adquiriu diversos vinhedos ao redor do château, que anos mais tarde se tornariam os famosos Château Mouton Rothschild e o Château Calon Segur. Deste momento até hoje, a fama de Latour só prosperou, sendo considerado como um dos grandes vinhos do Médoc. 1er Grand Cru Classé de Bordeaux em 1855, Château Latour é um dos vinhos mais famosos e importantes do mundo, capaz de envelhecer lindamente por décadas. Hoje, a propriedade conta com 78 hectares de vinhedos fincados em solos de cascalho, e desde 2015 seus vinhos tem certificação biodinâmica. Envelhecido em cascos de carvalho durante 18 meses.
Prémios
96/100 Robert Parker; 95/100 decanter; 96/100 Vinous
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 105894
Château Latour
Château Latour é um dos produtores de vinho mais famosos de Bordéus e do mundo. Está situado no canto sudeste da comuna de Pauillac, na fronteira de Saint-Julien, na região de Médoc. Classificado como um primeiro crescimento na classificação de Bordeaux de 1855, tornou-se um dos produtores de vinho mais procurados e caros do planeta. Produz vinhos dominantes em Cabernet Sauvignon, fortemente estruturados, capazes de durar muitas décadas.
Um jardim que contém mais de 750.000 videiras, cada uma com sua própria história. Os vinhedos do Château Latour são um mosaico magnificente, com algumas videiras com mais de cem anos idade, contribuem para a magia dos vinhos ano após ano. Eles também estão em constante evolução, o que exige paciência, atenção meticulosa aos detalhes e uma grande dose de cuidado para garantir o desenvolvimento saudável das jovens vinhas que irão substituir gradualmente os mais velhos.