Situado no sopé da encosta a sul da vila medieval de Saint-Emilion, o terroir do Château Canon La Gaffelière é constituído por solos argilo-calcários e argilo-arenosos, muito filtrantes e particularmente receptivos ao calor.
Devido à natureza do solo, as castas têm uma estrutura atípica para a denominação, caracterizada por um equilíbrio perfeito entre Merlot e Cabernet. Neste terroir, onde a maturação ocorre muito cedo, as uvas Cabernet florescem notavelmente bem, trazendo à opulência das uvas Merlot um poder e uma complexidade aromática que subjazem à elegância natural e à fineza dos vinhos de Canon La Gaffelière.
A estrutura da adega, que é uma extensão da gestão baseada em parcelas, torna possível vinificar lotes perfeitamente homogéneos. As diferentes fases da vinificação são realizadas lentamente, sem aumento excessivo da temperatura, expressando assim o melhor da vindima. O processo de maturação, realizado sobre borras finas, realça as qualidades intrínsecas do vinho, oferecendo a cada entidade o benefício de um tratamento individual. O manuseamento e as intervenções são drasticamente reduzidos, adaptados à tipicidade de cada vindima.