Château Bélair-Monange
Uma primavera instável resultou em colheitas pequenas, mas o verão glorioso assegurou uma colheita de qualidade excepcional. Os vinhos são concentrados, potentes e longos.
Após um inverno bastante ameno, a primavera foi contrastante e, embora tenhamos escapado por pouco às geadas em 13 de abril, foi a chuva no início de junho que, primeiramente, influenciou o ano de colheita. A floração sofreu com isso, e as uvas de Merlot contavam, em média, 120 bagos (em vez dos habituais 200).
O verão foi excepcionalmente quente e ensolarado. Saint-Émilion foi poupado do estresse hídrico que começou a ser sentido a partir de meados de julho em alguns terroirs, graças aos seus solos calcários. Por sorte, em 26 de julho, recebemos uma chuva benéfica de 32 mm, iniciando uma véraison rápida e homogênea. Este foi o ponto de viragem qualitativo do ano. No final de agosto, as uvas de Merlot pesavam cerca de 1,20 grama (em vez de 1,50 em média), anunciando uma concentração excepcional. A colheita sob tempo bom, de 19 de setembro a 3 de outubro, permitiu-nos colher bagas de maturidade muito bonita.
Tipo de solo: Calcário com fósseis de estrelas do mar, no planalto. Argila azul sobre calcário nas encostas
Idade média das vinhas: 25 anos
Viticultura: Certificado HVE 3. Trabalho do solo (4 formas). Trabalhos verdes manuais adaptados
às condições climáticas
Colheita: Manual. Dupla triagem: manual e ótica
Vinificação: Tradicional, em cubas de aço inoxidável e betão termorreguladas. Macerações e extrações
suaves e controladas
Envelhecimento: 16-18 meses em barricas de carvalho francês (50% novas)
O Château Bélair-Monange Premier Grand Cru Classé harmoniza bem com pratos refinados e saborosos e com queijos. Pratos clássicos da culinária francesa como filet mignon, coq au vin, cassoulet ou boeuf bourguignon, podem ser a escolha perfeita para destacar as características do vinho.
Prémios
99/100 James Suckling
95/100 Jaen-Marc Quarin
95/100 Parker
94/100 Vinous
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 107177