Partilhar:

Vinho Tinto
Cavalo Maluco
2015, 75cl
Península de Setúbal

33,71

 13.5%

 Potencial de envelhecimento

 Servir a 16º-18º

 

O Produtor, nota de prova publicada em 27 de Maio de 2017

Intensa e profunda cor granada, um vinho de rico e complexo aroma com notas florais fruto pretos, chocolate doce, especiaria e fumo. Na boca e estrutura é marcante, notas de frescura despertam a riqueza aromática e antecedem um longo e desafiante final.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Cavalo Maluco

A Herdade do Portocarro é um dos projectos vínicos mais originais de Portugal. Perto do Atlântico e a meio caminho entre a Península de Setúbal e
o Alentejo, esta propriedade de 142 hectares (a vinha tem 15 hectares), produz vinho numa região onde ninguém o faz. O seu proprietário e produtor, José da Mota Capitão, inspirado na viticultura biodinâmica, tem vindo a recuperar castas autóctones extintas e a fazer experiências com algumas das clássicas castas portuguesas, dando origem a vinhos únicos, inovadores e cheios de personalidade. Nomeado para produtor do ano em 2015 e tendo conquistado o título de “Produtor do Ano em 2016” pela mais conceituada revista de vinhos portuguesa “Wine Essência do Vinho” – a Herdade do Portocarro tem-se vindo a posicionar no ranking dos melhores produtores de vinho nacionais.

Solo: Franco-argiloso com nível elevado de cálcio e silica. A vinha é rodeada por árvores e as vinhas dispostas com orientação Norte-Sul, no topo de uma colina de frente para Sul, 60 metros acima do vale do rio Sado. Os dias são quentes e as noites frias. As uvas são colhidas e seleccionadas à mão.

Fermentação em balseiros de carvalho com temperatura controlada a 12º. Estágio de 18 meses em barricas de carvalho francês.

Prémios

Melhor Tinto Português, Grand Jury Européen, 02/2008
2º Melhor Tinto Português, Wine Society de Macau e Hong-Kong, 11/2012
3º Melhor Tinto a nível mundial, Rio de Janeiro, 03/2013
Melhor Tinto Português pelo presidente do Court of Master Sommeliers,
03/2014
Cavalo Maluco 2013 entre os melhores vinhos da Península de Setúbal no
ano 2019 revista Grandes Escolhas 03/2020

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 104705

Herdade do Portocarro

A Herdade do Portocarro faz parte integrante da região demarcada da Península de Setúbal. É constituída por uma várzea de arroz, junto ao Sado, onde se produz arroz com marca própria -Loverice – e por uma zona de encostas, onde se encontram os 18 hectares de vinha.
O nome da Herdade inspira-se em primeiro lugar pela existência de um ponto elevado, antigamente denominado por “carro”, localizado no sítio mais alto da região. Em segundo lugar, pelo pequeno cais que marca a paisagem há muitos séculos, desde os tempos em que o transporte era feito sobretudo por via fluvial.
Desde o início que a Herdade do Portocarro produz vinhos profundamente originais. Os seus primeiros vinhos – Herdade do Portocarro, Anima e Cavalo Maluco – posicionaram-se, de imediato, no patamar mais elevado da produção nacional.
O projecto incide numa filosofia de produção de vinhos de alta qualidade em quantidades limitadas e exclusivas. Vinhos que impressionam e encantam, proporcionando momentos únicos aos apreciadores mais exigentes.
Os vinhos da Herdade do Portocarro possuem uma personalidade intensa e complexa, tensos e terrosos, associados a uma extraordinária elegância e frescura. São vinhos para um consumidor sofisticado, culto e sensível que procura e gosta de provar a diferença.

Morada

Herdade do Portocarro
São Romão do Sado 7595-033 – Torrão 38º25’14.4N, 8º21’36W