Partilhar:

Vinho Tinto
Catarina
2020, 75cl
Península de Setúbal

6,63

 14%

 Potencial de envelhecimento

 Servir a 16º-18º

0 /5
0 votaram

 

O Produtor, nota de prova publicada em 28 de Maio de 2021

De cor muito profunda, muito rico e concentrado nos aromas e sabores, com notas de fruta encarnada combinadas com “nuances” tostadas e abaunilhadas bem integradas sobre uma estrutura firme e elegante. Complexo e longo, apresenta grande potencial de guarda.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Catarina

Perfil
Produzido a partir das castas Castelão e Alicante Henri Bouschet, plantadas na Península de Setúbal onde as uvas apresentam excelentes condições de maturação que enaltecem a personalidade de cada uma das castas. Estas castas Castelão e Alicante Bouschet encontram o “terroir” ideal para vinhos ricos, encorpados, cheios na boca, elegantes e complexos nas vinhas de baixa produção dos solos arenosos de Palmela. As duas variedades foram vinificadas separadamente usando-se um método tradicional e mantidos à parte até à criação do lote final. Vinte e cinco por cento do vinho estagiou durante 12 meses em barricas de carvalho francês já utilizados. O vinho Catarina apresenta um excelente equilíbrio entre os aromas característicos das castas e a madeira, com uma longa persistência gustativa.

Análises
Álcool (%VOL.): 14,3
Acidez Total (g/l AT): 6,2 PH: 3,62 SO2: 130
Açúcar Total Gluc/Frut. (G/L): 2,9

Gastronomia
O Catarina Tinto é o vinho ideal para se partilhar à mesa ou num final de tarde. Muito versátil a nível gastronómico podendo ser conjugado com uma enorme variedade de pratos.

História
O Catarina nasceu na colheita de 1981, em homenagem a D. Catarina de Bragança, princesa de Portugal e rainha de Inglaterra e foi a primeira marca portuguesa de vinho branco a fermentar parcialmente em barricas de madeira nova. Mais recentemente, surgiu o Catarina tinto que, tal como o branco, se destaca pela sua apresentação jovial, irreverente e fresca, traduzindo o terroir da Península de Setúbal e transmitindo a evolução permanente da marca.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 105072

Bacalhôa Vinhos

Foi em 1927 que 11 associados liderados por Domingos Silva e Ângelo Neves decidiram fundar, em Sangalhos (Anadia), a Aliança, que conta já com mais de 80 anos de vida. Esta iniciou a sua actividade exportando de imediato para o Brasil, África e Europa e hoje, mais de 50% da sua produção destina-se à exportação, sobretudo de vinhos, espumantes e aguardentes, imagem de marca da Aliança em Portugal e nos cerca de 60 países para onde exporta.

Em 2007, a Bacalhôa Vinhos de Portugal adquiriu o capital maioritário da Aliança, passando esta a pertencer ao Grupo Bacalhôa, tendo sido a designação social das Caves Aliança S.A. alterada para Aliança Vinhos de Portugal S.A., momento em que se procedeu igualmente a uma mudança da imagem institucional.

Os vinhos da Aliança, como o Quinta dos Quatro Ventos, Quinta da Garrida, Quinta da Terrugem e Quinta das Baceladas, receberam já vários prémios nacionais e internacionais, tendo sido a empresa considerada em 2005, pela prestigiada revista norte-americana, Wine Spectator, uma das 20 melhores empresas do sector a nível mundial, a única da Península Ibérica incluída nesta classificação.

Recentemente foram realizados fortes investimentos tendo sido recuperadas as instalações em Sangalhos e inaugurado o Aliança Underground Museum. Um espaço expositivo, que se desenvolve ao longo das tradicionais caves da Aliança Vinhos de Portugal e que versa áreas como a arqueologia, etnografia, mineralogia, paleontologia, azulejaria e cerâmica, abrangendo uma impressionante extensão temporal com milhões de anos. Estes acervos resultam do cuidado constante do coleccionador José Berardo, em imunizar peças e obras de arte, de múltiplas origens e espécies, com significado por vezes histórico, por vezes sentimental.

Morada

Bacalhôa – Vinhos de Portugal, S.A.

Rua do Comércio, 444, Apartado 6
3781-908 Sangalhos
Portugal