Partilhar:

Vinho Tinto
Castillo Ygay
Gran Reserva Especial 2012, 75cl
Rioja

324,49

 14%

 2019-2049

 Servir a 16º-18º

100/100  Wine Spectator

 

O Produtor, nota de prova publicada em 25 de Maio de 2019

Um aroma pleno e complexo, com notas de cereja e ameixa madura, envolvidas por nuances de folhas de chá, cedro e ervas mediterrânicas, sobre um fundo de flores secas. Definido e profundo na boca, com taninos polidos e repleto de nuances; harmonioso e com grande potencial de longevidade. De qualidade e elegância incontestáveis, Castillo Ygay desenvolveu uma grande complexidade ao longo dos anos sem perder a sua frescura excecional.

"Outra colheita lendária do Castillo Ygay, que desafia sem pudor a passagem do tempo." - María Vargas - Diretora Técnica

Descubra todos os vinhos deste produtor

Castillo Ygay

Ícone da casa Marqués de Murrieta e referência mundial do vinho de qualidade na D.O.Ca Rioja, Castillo Ygay representa a solidez de um percurso iniciado em 1852 e magistralmente preservado até aos dias de hoje. Parte da sua grandeza reside no facto de ser produzido apenas em anos excecionais, exclusivamente com as melhores uvas de La Plana – uma parcela de 40 hectares plantada em 1950, com solo argilo-calcário e situada a 485 metros de altitude, na zona mais elevada da Finca Ygay. Esta propriedade de 300 hectares rodeia a adega Marqués de Murrieta, localizada na Rioja Alta.

Vinificação: Vindima manual selecionada, realizada em caixas de pequena capacidade para preservar a qualidade das uvas. Os cachos são desengaçados e, após passarem pela mesa de seleção, as castas fermentam separadamente em cubas de aço inoxidável com controlo de temperatura. A maceração dura aproximadamente 10 a 12 dias, durante os quais são realizadas remontagens e delestages contínuos para favorecer o contacto do mosto com as películas, promovendo uma extração lenta e natural de aromas e polifenóis. Este processo suave e gradual favorece a extração de cor e taninos maduros das películas.

Estágio: O Tempranillo estagia durante 34 meses em barricas de carvalho americano de 225 litros, enquanto o Mazuelo passa pelo mesmo período em barricas de carvalho francês de 225 litros. Após a definição do lote final, o vinho repousa 20 meses em depósitos de betão antes do engarrafamento. Engarrafado em maio de 2019.

Sugestões de harmonização: Boletus edulis salteados e em cremoso com toque ácido, trufa branca e gema de ovo biológica. Carabineiro no seu estado natural, trufa negra de Cameros e crocante de tinta ácida de lula. Solomilho de Wagyu e da raça Sayaguesa assado em forno de brasas de cepas Mazuelo, néctar de pimentos piquillo, molho de trufa negra e batata soufflé.
Pargo em leve escabeche de lúcia-lima com caviar Beluga.Tarte de queijos azuis e trufados com noz amarga caramelizada.

Prémios

100/100 – James Suckling (EUA)
99/100 – Guía Peñín (ESP)
99/100 – Guía ABC (ESP) Melhor Vinho 2024
99/100 – Guía Proensa (ESP)
98/100 – P. Ballesteros MW, Club Enologique
98/100 – Guía Gourmets (ESP)
97/100 – Decanter (UK)
97/100 – Robert Parker (EUA)
97/100 – Falstaff (Alemanha)
95/100 – Wine Spectator (EUA)

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 105792-1

Marqués de Murrieta

A fundação de Marqués de Murrieta está ligada às origens dos vinhos de Rioja desde que Luciano Murrieta produziu, em 1852, o primeiro vinho de Rioja e foi também o primeiro a exportar seus vinhos. Luciano, nomeado marquês pelo rei Amadeo de Sabóia graças ao seu trabalho em Rioja, viajou para Bordeaux para aprender as técnicas de vinificação que introduziu mais tarde na Espanha. Ele estabeleceu o conceito de château no Ygay Estate, onde construiu o emblemático Castelo Ygay. Em 1983, Vicente Cebrián Sagarriga, o décimo conde de Creixell, assumiu o projeto. Modernizou a adega e, com a sua vocação empresarial, continuou o legado de Marqués de Murrieta. Após a sua morte, o seu filho mais velho, Vicente D. Cebrián-Sagarriga, actual Conde de Creixell, assumiu juntamente com a sua irmã Cristina a gestão da adega, acompanhada por uma equipa jovem e qualificada. Ao longo dos anos, a família do Conde de Creixell tornou-se a perfeita continuidade para manter o equilíbrio entre tradição e modernidade, posicionando Marqués de Murrieta no século XXI em posição privilegiada no mundo.

Morada

N-232a Km 402, 26006 Logroño, La Rioja, Espanha