Partilhar:

Vinho Tinto
Casa Ferreirinha
Barca Velha 2015, 75cl
Douro

849,49

 13.5%

 2024-2044

 Servir a 16º-18º

 

O Produtor, nota de prova publicada em 20 de Junho de 2024

Cor rubi profunda. Aroma muito intenso e complexo, sobressaindo as notas arbustivas, como a folha de oliveira, pasta de azeitona, fruta preta, especiarias, pimenta, balsâmico, cedro e a caixa de tabaco. Pedregoso, com uma madeira discreta e muito bem integrada. Na boca tem um ataque poderoso, uma acidez vibrante, taninos vivos, notas de especiarias e frutos vermelhos, com um final muito longo e de grande elegância.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Casa Ferreirinha

Barca-Velha é símbolo da mais alta qualidade dos vinhos do Douro e do seu enorme potencial de envelhecimento. Graciosidade, caráter e persistência são alguns dos adjetivos que o enólogo Luís de Sottomayor utiliza para descrever aquele que é, desde a sua criação em 1952, o vinho português mais celebrado. Declarado apenas em anos verdadeiramente excecionais, Barca-Velha é, desde a sua criação, elaborado com uvas selecionadas de diferentes altitudes no Douro Superior. A Quinta da Leda, com 170 hectares de vinha, dá atualmente origem à maior parte do lote composto pelas castas tradicionais da região.

2015 foi uma vindima curta e atípica, mas muito próspera em qualidade, marcada por pouca chuva e duas ondas de calor em junho e em julho, que contribuíram para a produção de vinhos muito complexos, com boa estrutura e fruta bem presente.

VINIFICAÇÃO: Após desengace, as uvas são encaminhadas para cubas inox, onde decorre a fermentação alcoólica. Realiza-se uma longa e suave maceração, com temperatura controlada, com o objetivo de extrair os compostos que contribuem para a cor, aroma, sabor e longevidade deste vinho.

MATURAÇÃO: Maturação em barricas de carvalho francês, durante um período de cerca de 18 meses. O lote final é elaborado com base na seleção criteriosa dos melhores vinhos, resultante das inúmeras provas e análises efetuadas durante este período aos diferentes lotes e barricas existentes. Nesta seleção reside o “segredo” do Barca-Velha. Para preservar a mais alta qualidade, é submetido apenas a uma filtração antes do engarrafamento. Engarrafamento em 2017-05-31. Lançado em Junho de 2024.

SERVIR: Decantar pelo menos 1-2 horas antes de servir para arejar e separar sedimentos (após manter a garrafa 24 horas na vertical). Temperatura aconselhada: 16ºC a 18ºC. Consumir até 24 horas após abertura.

DESFRUTAR: Ideal para acompanhar queijos, pratos de carnes vermelhas e de caça.

MÉTODO DE PRODUÇÃO INTEGRADA: As uvas utilizadas neste vinho foram produzidas em conformidade com as diretrizes de Produção Integrada de Agricultura Sustentável, tal como definido pela Organização Internacional de Luta Biológica contra Organismos Nocivos (OILB/IOBC). O rigoroso cumprimento dessas práticas é certificado por uma organização independente, reconhecida pelo Estado Português.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 101457-1

Sogrape Vinhos

A Sogrape Vinhos é uma empresa de cariz familiar e forte vocação internacional, focada na produção de vinhos de qualidade, na inovação e no desenvolvimento de marcas portuguesas, a partir de mais de 830 hectares de vinha detidos em Portugal.

A Sogrape Vinhos nasceu da vontade e ousadia de um grupo de amigos que, no difícil ambiente económico e político de 1942, decidiram apostar forte no talento de um homem visionário para criar e desenvolver uma empresa de vinhos diferente, inovadora, capaz de divulgar e impor os vinhos portugueses nos mercados internacionais.
Foram a visão, o caráter e a personalidade vincada de Fernando van Zeller Guedes que traçaram o rumo ganhador para um projeto que muitos consideravam à partida condenado ao malogro. Da capacidade de ver primeiro e de ver mais longe evidenciada pelo fundador da Sogrape resultou a criação da primeira marca portuguesa de vinhos global – Mateus Rosé –, cujo retumbante sucesso comercial em mais de 120 países serviu de impulso decisivo para o crescimento e afirmação de liderança que a Empresa hoje justamente reclama.
A abertura à inovação e a ambição de fazer diferente – aliadas ao respeito pela tradição e pelos valores da ética e da responsabilidade – marcaram a génese de uma organização que tem sabido preservar a visão do fundador e adaptá-la à inevitável mudança dos tempos
Liderada hoje pela terceira geração da família fundadora, a Sogrape Vinhos cumpre, cada vez mais fielmente, o objetivo assumido desde a primeira hora: dar a conhecer ao mundo os vinhos portugueses de qualidade, com uma aposta forte em marcas de volume capazes de satisfazer as necessidades dos distintos segmentos do mercado.
Dos tempos pioneiros da compra de pipas de vinhos aos pequenos produtores do Douro para serem tratados e engarrafados numa adega alugada em Vila Real, a Sogrape soube crescer, de forma sustentada, com um permanente investimento na valorização do seu património e capital humano, detendo hoje mais de 830 hectares de área de vinha nas principais regiões vitivinícolas portuguesas.
A verdadeira dimensão da Sogrape dos nossos dias exprime-se, de forma eloquente, na amplitude e no peso do seu portefólio, onde desde logo sobressaem as duas grandes marcas de vinhos portugueses no mundo – Mateus Rosé e Sandeman –, para além dos prestigiados Vinhos do Porto Ferreira e Offley, a que se juntam marcas especialistas de renome representativas das principais denominações de origem – a começar pelo mais celebrado vinho português, Barca Velha, orgulho da Casa Ferreirinha (Douro), e a continuar nos elegantes néctares da Quinta dois Carvalhais (Dão), nos vibrantes Herdade do Peso (Alentejo), nos frescos Vinhos Verdes Quinta de Azevedo e Gazela, no multi-regional Grão Vasco, isto só para citar os mais renomados.
Contar a história da Sogrape é pois, acima de tudo, revisitar o percurso de desenvolvimento de um projeto desenhado por um homem visionário e que os seus sucessores souberam prosseguir com rigor e competência, no total respeito pelos valores herdados. É sublinhar, afinal, as realizações de uma vasta equipa que não esconde o orgulho pela obra feita nem a ambição de continuar a fazer mais e melhor.

Morada

Sogrape Vinhos S.A.

Aldeia Nova
4430 – 809 Avintes
Vila Nova de Gaia