Casa Ferreirinha
Antónia Adelaide Ferreira é nome da figura emblemática da história do Douro e é a sua herança que é enaltecida a cada nova colheita. A cada edição limitada, celebra-se mais um aniversário de Dona Antónia e a sua paixão, determinação e visão. Um vinho que reúne o Cima Corgo e o Douro Superior, os terroirs que tanto apreciava por possuírem um potencial vínico com caráter idêntico ao seu: firme, mas integrado, vivo, mas maduro e elegante.
O Inverno foi seco e frio. Na Primavera, os valores de precipitação ficaram abaixo do nomral e as temperaturas foram amenas, o que permitiu um abrolhamento em boas condições. No Verão as temperaturas foram suaves, sem grandes picos de calor, aqui e além alguns episódios de precipitação, o que favoreceu um final de maturação longo e equilibrado, permitindo produzir vinhos de grande qualidade.
Vinificado em lotes por castas ou parcelas individuais, na Quinta da Leda, a partir de uvas provenientes das quintas da Leda, Seixo, Sairrão e Porto, realiza-se uma maceração longa e uma extração suave, a temperaturas controladas. Após fermentação e retirada do líquido, a prensagem é realizada por gravidade, sem ação mecânica, daí resultando os 225 L de cada lote individual.
Maturação: Realiza a fermentação maloláctica e estágio em barricas, de carvalho francês usado, durante 8 meses. Segue-se um estágio, durante 24 meses, em tonéis de carvalho francês usados. O lote final é elaborado com base na seleção dos melhores vinhos, resultantes das inúmeras provas e análises efetuadas durante este período. No sentido de preservar a mais alta qualidade, apenas é submetido a uma filtração antes do engarrafamento.
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 106068