Casa da Passarella
O mistério da caixa encontrada dentro de uma das paredes da Casa da Passarella está finalmente resolvido. A história começa em 1942, quando uma caixa é emparedada numa das divisões da Casa da Passarella, pelos seus antigos proprietários, contendo um documento escrito a cursivo com instruções para ser aberta 50 anos mais tarde.
No documento, assinado por um conjunto de personagens emblemáticas da época constava também uma última vontade: a de que fossem distribuídos pelos pobres todos os valores guardados na caixa. O certo é que nenhuma destas duas coisas aconteceu. Só em 2010, quando a Casa sofreu obras, a caixa foi encontrada e aberta. E não havia nada lá dentro.
As investigações foram avançando, sem nunca se ter desvendado o mistério. Quando parecia que a resignação acabava por vencer a persistência, um especialista no insólito foi chamado ao local: “a caixa estava de facto repleta” − explicou o professor K. Noronha − “mas não de coisas palpáveis, materiais. A caixa estava impregnada de uma essência extraordinária que, reagindo com os tempos
vindouros, haveria de trazer a felicidade através do vinho a todos os que dela fizessem arte e proveito. Ora, esses tempos vindouros fazem já parte do presente. E isto é uma dupla descoberta” − concluiu.
A Descoberta é um vinho tinto DOC Dão da Sub-região da Serra da Estrela. Nasce de vinhas plantadas em solos pobres, graníticos, em clima de montanha.
Vinificação: Do equilíbrio de vinhas mais maturadas com vinhas mais frescas, nasce este vinho que tem como base as castas tradicionais Tinta Roriz, Alfrocheiro, Jaen e Touriga Nacional. A vinificação decorre em lagar, onde pretendemos expressar a mais valia do nosso terroir. Nesse sentido, uma das medidas que tomamos são as fermentações que decorrem com a levedura seleccionada nas nossas vinhas, tradição da casa que remonta há várias décadas. O estágio é feito em cubas tradicionais de cimento, e uma pequena percentagem em barricas usadas.
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 104924