A casa vitivinícola Mateus & Sequeira é indissociável da vida e obra do seu fundador e administrador, Manuel Mateus. Nascido em Soutelo do Douro, Manuel Mateus cresceu numa família ligada à agricultura e, em particular, à vinha.
Desde muito cedo mostrou ser destemido e empreendedor. Com apenas 15 anos foi para a cidade do Porto ajudar o seu pai num negócio de cafetaria, mas pouco tempo depois já tinha o seu próprio negócio, na área das máquinas e do setor automóvel. Passados cinco anos, já casado com Alice Sequeira, natural da mesma freguesia e também ela descendente de famílias do vinho e da vinha, resolveu regressar às origens, ao Douro. Mantendo a atividade no ramo automóvel, iniciou-se no setor agrícola
Em 1997, Manuel Mateus lançou-se a fundo no negócio do vinho. Assentando num modelo de produção e gestão de referência, criou e desenvolveu com grande sucesso vinhos Douro e Porto em diferentes adegas na região, construindo os alicerces do que viria a ser a Mateus & Sequeira, nascida em 2008. A partir daí, dedicou-se em exclusivo a produzir os seus próprios vinhos, engarrafados com as suas marcas, dando assim início a uma nova era.
Mateus & Sequeira, é hoje proprietária de 28 Quintas, com cerca de 600 ha de vinha e 50 ha de olival. Manuel Mateus mantém ainda relações estreitas com cerca de 2000 viticultores da região, a quem adquire as uvas. Os vinhos da Mateus & Sequeira são integralmente produzidos nos 3 centros de vinificação da empresa, localizados em Peso da Régua, São João da Pesqueira e Vila Nova de Foz Côa, e comercializados em mais de 20 mercados mundiais. Pai de dois filhos, a Cláudia e o Pedro, já plenamente integrados na empresa familiar, avô de quatro netos, a Francisca, o Afonso, o Mateus Jr e o Pedro Jr, Manuel Mateus exibe hoje um legado ímpar que ficará para sempre marcado na história do Douro, a mais antiga região demarcada de vinhos do mundo.