Beyra
“Com o projecto Beyra fomos pioneiros no conceito de Vinhos de Altitude. Na Vermiosa, por entre as vinhas mais altas de Portugal, regressei às origens, na mesma adega onde fiz a minha primeira vindima.” – Rui Roboredo Madeira
O principal benefício da viticultura em altitude deve-se ao clima mais fresco, que permite incrementar os teores de acidez, conseguidos graças às oscilações térmicas entre o dia e a noite. As noites frescas levam a maturações mais lentas e uniformes da uva, potenciando a concentração de aromas e sabores. Durante o dia, a maior radiação devido à proximidade do sol, ajuda a fotossíntese, ganhando em termos de cor e com um grau alcoólico adequado.
Origem: O Beyra Vinhas Velhas Tinto 2021 tem origem em vinhas velhas plantadas em solo argilo-xistoso em redor da aldeia da Vermiosa, em Figueira de Castelo Rodrigo, a uma altitude superior a 700 m em que as uvas se encontram misturadas na vinha com predominância das castas Mourisco e Tinta Roriz, e pequenas quantidades de Borrão, Tinta Amarela e Rufete.
Vinificação e estágio: As uvas são colhidas à mão. Fermentação natural com leveduras indígenas em cubas de cimento. Estágio durante 12 meses em barricas de carvalho francês.
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 107059