Robert Parker, nota de prova publicada em 12 de Julho de 2020
Certamente uma das melhores vindimas do jovem Amon Ra I, o Amon Ra Shiraz de 2018 é um esforço estupendo. De vinhas velhas na secção Ebenezer do norte de Barossa, começa com um turbilhão de moca, amora e especiarias secas, e depois, na verdade, fica mais vermelho-fresco à medida que se senta no copo. Encorpado, rico e concentrado sem ser doce ou exagerado, o vinho termina longo e saboroso, emoldurado por taninos empoeirados e azeitonas pretas com água na boca. O enólogo Ben Glaetzer compara 2018 a 2004 (que continua a beber bem). Espera que o 2018 se beba bem jovem, mas envelheça facilmente até 2035, talvez mais tempo.
Encorpado e rico mas não demasiado, tem um ácido refrescante e taninos granulosos e firmes texturando o longo final picante.
O Amon-Ra Shiraz é um vinho icónico que simboliza a paixão de Ben Glaetzer em criar vinhos de pleno sabor, multicamadas e intensos, mas ainda assim elegantes, com estilo e finamente equilibrados.
Na mitologia egípcia, o Amon-Ra é considerado o rei de todos os deuses. Acreditava-se que o templo de Amon-Ra foi o primeiro templo a plantar uma vinha de monocultura para produzir vinho para os cidadãos do templo.
O olho em frente do rótulo é o olho que tudo vê de Horus ou wedjat (“todo”) – um poderoso símbolo egípcio de protecção. É representado como uma figura com seis partes, correspondendo ao que os egípcios consideravam como os seis sentidos; tacto, paladar, audição, visão, olfacto e pensamento.
Prémios
98/100 Robert Parker; 95/100 Jeremy Oliver; 94/100 James Suckling
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 106701
Glaetzer Wines
Os primeiros Glaetzers instalaram-se no Vale de Barossa em 1888 após emigrarem de Brandenburg, Alemanha. A família deixou a Alemanha a bordo do vapor Nord-Deutscher Lloyd “Habsburg” e levou sete semanas a chegar ao seu destino final de Port Adelaide. Daqui estabeleceram-se numa cidade rural chamada Nuriootpa, no Vale de Barossa, onde começaram a sua nova vida na Austrália. A família foi dos mais antigos viticultores registados em Barossa Valley e Clare Valley.
Mais de um século mais tarde, o patriarca vinicultor Colin Glaetzer estabeleceu a Glaetzer Wines, uma adega de propriedade de uma família de boutiques que produzia vinhos premium de Barossa Valley. Hoje em dia, o filho de Colin Ben prossegue as tradições vitivinícolas na Glaetzer Wines. De facto, foi o nascimento da Glaetzer Wines que assinalou uma nova era para a família de Colin, que se orgulha mais do que a sua quota-parte de produtores de vinho.
Morada
Glaetzer Wines
Tel: +61 8 8563 0947
Fax: +61 8 8563 3781 [email protected]
Tanunda South Australia 5352