Partilhar:

Vinho Tinto
Casa Ferreirinha
Barca Velha 2011, 75cl
Douro

849,49

  sem stock

 14.5%

 2020-2040

 Servir a 16º-18º

93/100  Wine Spectator

19/20  Revista de Vinhos

 

O Produtor, nota de prova publicada em 20 de Outubro de 2019

O Barca Velha 2011 é um vinho tinto da Casa Ferreirinha, conhecido pela sua complexidade e elegância. A cor é um profundo rubi, e o aroma é rico, destacando especiarias como pimenta, notas balsâmicas, cedro e tabaco, acompanhados de frutas vermelhas maduras, como ameixa, além de nuances de ardósia e um carvalho bem integrado. Na boca, apresenta uma acidez vibrante, taninos firmes e notas de especiarias e frutos negros, culminando em um final extremamente longo e sofisticado​.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Casa Ferreirinha

O Vinho: Barca Velha é a epítome, o primeiro, símbolo inquestionável da mais alta qualidade dos vinhos do Douro.
Clássico, intenso, complexo, elegante e rico, os adjectivos são poucos para descrever aquele que é, desde a sua criação em 1952, o vinho português mais celebrado. Barca Velha é a base sobre a qual se formou a reputação da Casa Ferreirinha, a marca especialista com maior tradição de qualidade no Douro e uma das principais referências mundiais. Barca Velha é declarado somente em anos verdadeiramente excepcionais (19 no total, incl. 2011).

Vinificação: As uvas colhidas à mão para Barca Velha 201 foram vinificadas por castas separadas ou em lotes escolhidos na vinha e/ou à recepção na adega da Quinta da Leda. Após desengace total e suave esmagamento, a fermentação alcoólica decorreu em cubas de aço inoxidável e lagares robóticos. Durante este período, procedeu-se a remontagens por bomba e “pigeages” com robots, com temperatura controlada por sistema automático. Realizou-se também uma longa maceração pelicular para se obter a extracção aromática e polifenólica desejada. No final, e no momento exigido por cada casta/lote, o vinho foi encubado e as suas massas prensadas, sendo o vinho resultante da prensagem conservado à parte do de lágrima.

Maturação: Os vinhos foram transportados para V.N. de Gaia logo após o final da maceração, onde depois das fermentações de acabamento foram submetidos a um estágio em barricas de carvalho francês de 225 litros de capacidade, 75% madeira nova e 25% madeira usada. O Barca Velha 2011 estagiou por cerca de 18 meses. A mistura final foi cuidadosamente selecionada através de várias provas ao longo desse período, garantindo a alta qualidade do produto final. O lote final foi elaborado com base na selecção continuada dos melhores vinhos, resultante das inúmeras provas e análises efectuadas durante este período aos diferentes lotes e barricas existentes. Para preservar a sua mais alta qualidade, Barca Velha 2011 foi engarrafado sem tratamento, sendo portanto natural a formação de depósitos.

Guardar: Apesar de pronto a consumir desde já, Barca Velha tem um longo potencial de guarda e evolui positivamente em garrafa, desde que esta seja mantida deita, em local seco e fresco, ao abrigo da luz. O apogeu? Talvez 15-20 anos após colheita, prevendo-se contudo que se mantenha vivo por um período até hoje indeterminado.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 101457

Sogrape Vinhos

A Sogrape Vinhos é uma empresa de cariz familiar e forte vocação internacional, focada na produção de vinhos de qualidade, na inovação e no desenvolvimento de marcas portuguesas, a partir de mais de 830 hectares de vinha detidos em Portugal.

A Sogrape Vinhos nasceu da vontade e ousadia de um grupo de amigos que, no difícil ambiente económico e político de 1942, decidiram apostar forte no talento de um homem visionário para criar e desenvolver uma empresa de vinhos diferente, inovadora, capaz de divulgar e impor os vinhos portugueses nos mercados internacionais.
Foram a visão, o caráter e a personalidade vincada de Fernando van Zeller Guedes que traçaram o rumo ganhador para um projeto que muitos consideravam à partida condenado ao malogro. Da capacidade de ver primeiro e de ver mais longe evidenciada pelo fundador da Sogrape resultou a criação da primeira marca portuguesa de vinhos global – Mateus Rosé –, cujo retumbante sucesso comercial em mais de 120 países serviu de impulso decisivo para o crescimento e afirmação de liderança que a Empresa hoje justamente reclama.
A abertura à inovação e a ambição de fazer diferente – aliadas ao respeito pela tradição e pelos valores da ética e da responsabilidade – marcaram a génese de uma organização que tem sabido preservar a visão do fundador e adaptá-la à inevitável mudança dos tempos
Liderada hoje pela terceira geração da família fundadora, a Sogrape Vinhos cumpre, cada vez mais fielmente, o objetivo assumido desde a primeira hora: dar a conhecer ao mundo os vinhos portugueses de qualidade, com uma aposta forte em marcas de volume capazes de satisfazer as necessidades dos distintos segmentos do mercado.
Dos tempos pioneiros da compra de pipas de vinhos aos pequenos produtores do Douro para serem tratados e engarrafados numa adega alugada em Vila Real, a Sogrape soube crescer, de forma sustentada, com um permanente investimento na valorização do seu património e capital humano, detendo hoje mais de 830 hectares de área de vinha nas principais regiões vitivinícolas portuguesas.
A verdadeira dimensão da Sogrape dos nossos dias exprime-se, de forma eloquente, na amplitude e no peso do seu portefólio, onde desde logo sobressaem as duas grandes marcas de vinhos portugueses no mundo – Mateus Rosé e Sandeman –, para além dos prestigiados Vinhos do Porto Ferreira e Offley, a que se juntam marcas especialistas de renome representativas das principais denominações de origem – a começar pelo mais celebrado vinho português, Barca Velha, orgulho da Casa Ferreirinha (Douro), e a continuar nos elegantes néctares da Quinta dois Carvalhais (Dão), nos vibrantes Herdade do Peso (Alentejo), nos frescos Vinhos Verdes Quinta de Azevedo e Gazela, no multi-regional Grão Vasco, isto só para citar os mais renomados.
Contar a história da Sogrape é pois, acima de tudo, revisitar o percurso de desenvolvimento de um projeto desenhado por um homem visionário e que os seus sucessores souberam prosseguir com rigor e competência, no total respeito pelos valores herdados. É sublinhar, afinal, as realizações de uma vasta equipa que não esconde o orgulho pela obra feita nem a ambição de continuar a fazer mais e melhor.

Morada

Sogrape Vinhos S.A.

Aldeia Nova
4430 – 809 Avintes
Vila Nova de Gaia