Casa Ferreirinha
O Vinho: Barca Velha é a epítome, o primeiro, símbolo inquestionável da mais alta qualidade dos vinhos do Douro.
Clássico, intenso, complexo, elegante e rico, os adjectivos são poucos para descrever aquele que é, desde a sua criação em 1952, o vinho português mais celebrado. Barca Velha é a base sobre a qual se formou a reputação da Casa Ferreirinha, a marca especialista com maior tradição de qualidade no Douro e uma das principais referências mundiais. Barca Velha é declarado somente em anos verdadeiramente excepcionais (19 no total, incl. 2011).
Vinificação: As uvas colhidas à mão para Barca Velha 201 foram vinificadas por castas separadas ou em lotes escolhidos na vinha e/ou à recepção na adega da Quinta da Leda. Após desengace total e suave esmagamento, a fermentação alcoólica decorreu em cubas de aço inoxidável e lagares robóticos. Durante este período, procedeu-se a remontagens por bomba e “pigeages” com robots, com temperatura controlada por sistema automático. Realizou-se também uma longa maceração pelicular para se obter a extracção aromática e polifenólica desejada. No final, e no momento exigido por cada casta/lote, o vinho foi encubado e as suas massas prensadas, sendo o vinho resultante da prensagem conservado à parte do de lágrima.
Maturação: Os vinhos foram transportados para V.N. de Gaia logo após o final da maceração, onde depois das fermentações de acabamento foram submetidos a um estágio em barricas de carvalho francês de 225 litros de capacidade, 75% madeira nova e 25% madeira usada. O Barca Velha 2011 estagiou por cerca de 18 meses. A mistura final foi cuidadosamente selecionada através de várias provas ao longo desse período, garantindo a alta qualidade do produto final. O lote final foi elaborado com base na selecção continuada dos melhores vinhos, resultante das inúmeras provas e análises efectuadas durante este período aos diferentes lotes e barricas existentes. Para preservar a sua mais alta qualidade, Barca Velha 2011 foi engarrafado sem tratamento, sendo portanto natural a formação de depósitos.
Guardar: Apesar de pronto a consumir desde já, Barca Velha tem um longo potencial de guarda e evolui positivamente em garrafa, desde que esta seja mantida deita, em local seco e fresco, ao abrigo da luz. O apogeu? Talvez 15-20 anos após colheita, prevendo-se contudo que se mantenha vivo por um período até hoje indeterminado.
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 101457