O Produtor, nota de prova publicada em 15 de Junho de 2022
Cor rica e carregada; o aroma intenso de fruta madura apresenta toques de chocolate e de cacau, bem como aromas de frutos silvestres e de flores. Encorpado, tem taninos firmes, mas amaciados pela acidez, resultando num vinho fresco, equilibrado e com um final muito longo. Poderoso na boca, é um vinho que se mastiga. E que impressiona. Bafarela 17 Superior é um vinho surpreendente que acompanha muito bem pratos condimentados, nomeadamente da cozinha tradicional portuguesa. Com queijo da Serra da Estrela, por exemplo, a harmonia é perfeita. Deve abrir-se um pouco antes de ser consumida para que respire e se desenvolva no seu melhor. Com o tempo, pode criar sedimentos requerendo decantação.
Nasceram graças às condições especiais do local onde as uvas são produzidas e rapidamente conquistaram os consumidores. Os vinhos Bafarela 17 têm posicionado a Casa Brites Aguiar como um dos produtores mais falados do país. Bafarela 17 são vinhos que expressam o terroir. Com elevada graduação, mas surpreendentemente frescos. O Barão de Forrester defendia vinhos assim….
Os Bafarela 17 são vinhos de paixão. São em si uma ousadia. São vinhos que apresentam 17 graus de álcool e que só se fazem quando a maturação das uvas o permite. São acima de tudo uma interpretação telúrica do local que lhe dá origem, uma parte do Douro onde, durante a maturação das uvas, o calor é sufocante e a falta de água é uma constante. A vindima ocorreu em Setembro. Com criteriosa seleção na vinha, as uvas foram totalmente desengaçadas e esmagadas. Após contacto películar pré-fermentativo a frio durante 48 horas, a fermentação ocorreu em cubas de inox com temperatura controlada e com uma maceração total superior a 40 dias, mas sem grandes extrações. O vinho passou depois para cubas de inox, onde ocorreu a fermentação maloláctica, tendo depois estagiado durante 12 meses em barricas novas de carvalho francês (500 litros).
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 106178
Brites Aguiar
A familia Brites Aguiar tem origem e residência desde sempre na Região Demarcada do Douro e a actividade praticada é a contínua ligação à terra: a agricultura. Na pequena aldeia de Várzea de Trevões do concelho de S. João da Pesqueira localiza-se a residência e casa agrícola da família. A geração no activo, Lúcia, Paulo e Tomi, têm na sua rectaguarda os progenitores: Maria Fernanda Costa Brites e Manuel António Pacheco Aguiar. A geração mais recente, Inês, Mariana, e Mané completam e são a continuidade da prole da família Brites Aguiar.
Morada
Brites Aguiar, Lda.
5130-520 Várzea de Trevões
S.João da Pesqueira
Portugal