Partilhar:

Vinho Tinto
Alves de Sousa
Memórias, 75cl
DOC Douro

225,49

 14.5%

 2023-2038

 Servir a 17º

19/20  Revista de Vinhos

 

O Produtor, nota de prova publicada em 15 de Setembro de 2023

Cor profunda. Notas de ameixas pretas, canela, folha de eucalipto, violetas e verniz. A particularidade de combinar várias colheitas resulta numa singular expressão conjunta de notas de juventude a par de notas de maturidade. Profundo, complexo, mas sempre com frescura e grande elegância. Boca envolvente, sedosa, especiada mas ainda plena de fruta. Envolvente, denso, mas com uma harmonia e equilíbrio notáveis.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Alves de Sousa

Uma edição muito especial e limitada, lançada apenas de 10 em 10 anos, que reúne num só vinho as melhores colheitas da década anterior das melhores vinhas da família Alves de Sousa.

Neste Memórias comemora-se a história de 30 colheitas da família Alves de Sousa no Douro.

“O completar de 30 anos dedicados aos vinhos do Douro (1992-2022) levou-nos a querer deixar um registo, um testemunho da nossa história. E a melhor forma que conhecemos… é sob a forma de um vinho. Um vinho que nos transporte não apenas pelas vinhas da família mas também pelos anos passados. Para tal combinamos as nossas melhores vinhas (Gaivosa, Abandonado, Lordelo, Vale da Raposa, Caldas e Oliveirinha), mas também algumas das melhores colheitas.

Este é o vinho que conta a nossa história. Estas são as nossas memórias.”

Ano: Lote das melhores colheitas da década de 2010 (2011, 2012, 2013, 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019).

Vinhas: Gaivosa, Abandonado, Lordelo, Vale da Raposa, Caldas e Oliveirinha.

Idade das vinhas: Entre 60 e 100 anos.

Prémios

Altamente Recomendado 2023 – Revista de Vinhos

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 107305

Alves de Sousa

Descendente de uma família de vitivinicultores do Douro, Domingos Alves de Sousa abandonou em 1987 a sua carreira de engenheiro civil para se dedicar de corpo e alma à exploração das quintas que lhe couberam em herança e a outras que foi entretanto adquirindo. Ao tomar esta opção, Domingos Alves de Sousa tinha já em mente deixar de ser um fornecedor de Vinho do Porto para algumas casas exportadoras, enveredando pela mais árdua mas também mais compensadora actividade de produtor-engarrafador de vinhos do Douro.
Reestruturou e emparcelou as suas vinhas, muniu-se de conhecimentos teóricos de viticultura e enologia, frequentando diversos cursos em Portugal e Bordéus e reuniu uma equipa devidamente qualificada. A construção de uma moderna adega na Quinta da Gaivosa foi o passo final para o início da vinificação das uvas provenientes das suas 5 Quintas.
A qualidade do seus vinhos tem vindo desde então a ser reconhecida através de distinções e referências em revistas da especialidade, destacando-se a atribuição do prémio “Produtor do ano” em 1999 pela prestigiada Revista de Vinhos.

Morada

Domingos Alves de Sousa Unipessoal, Lda.

Quinta da Gaivosa
Pousada da Cumieira, Apartado 15.
5030-055 Santa Marta de Penaguião
Portugal