Robert Parker, nota de prova publicada em 24 de Fevereiro de 2021
Há aqui uma incrível riqueza de aromas, perfumados, intoxicantes e vistosos, uma colheita extrovertida, com uma voz mais profunda do que a de 2018. Tem uma precisão e uma delicadeza incrível, subtileza e elegância. O vinho é compacto, sem costuras e com um equilíbrio incrível. É poderoso e elegante, e há energia e luz, simetria e força. Há camadas e camadas aqui, com um núcleo esférico, fresco e ágil, tudo o que um grande vinho deve ter. Tem um acabamento sem fim. Incrível!
L’Ermita traz a “gran vinya classificada”, o topo da classificação oficial da vinha em Priorat, e a L’Ermita de 2019 provém de 1,45 hectares plantados em 1939 com Garnacha, Cariñena e uvas brancas. As uvas para a colheita de 2019 – 73% Garnacha, 26% Cariñena e 1% uvas brancas (Garnacha Blanca, Macabeo e Pedro Ximenez) – foram colhidas entre 11 e 14 de Outubro. O vinho é próximo de 15% de álcool mas tem um pH baixo (frescura) de fermentação com 30% de cachos inteiros em cubas de carvalho com leveduras indígenas e maturação em cascos de carvalho francês durante 14 meses. Ao contrário do que vi em muitos dos anos 2019, isto é mais elevado em Cariñena do que nunca, mas as uvas foram todas co-ferentadas em duas cubas de carvalho de 1.000 litros, e há uma perfeita integração das castas.
Prémios
100/100 Robert Parker; 98/100 James Suckling
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 106632
Alvaro Palacios
Com rendimentos extremamente baixos e vinha de vinhas muito antigas, Álvaro Palacios presta homenagem ao carácter único de um terroir excepcional, dominado por um único tipo de solo, a licorella. Nestes solos de ardósia preta muito frágeis, Álvaro Palacios produz vinhos magníficos a partir de Cabernet Sauvignon, Garnacha Tinta (Grenache), Syrah e Cariñena (Carignan), vinhos que revelam uma expressão pura da Priorat.