Partilhar:

Vinho Tinto
Maçanita
A Trincadeira não é tão Preta 2021, 75cl
Alentejo

24,50

 14%

 2023-2028

 Servir a 16º-18º

 

O Produtor, nota de prova publicada em 27 de Abril de 2023

Cor granada-rubi frágil, nariz com notas de bosque molhado, cogumelo e especiado, com toques herbáceos muito suaves. Na boca é muito fresco, bastante estruturado e de textura média.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Maçanita

Este tinto fresco, elegante, acompanha bem carnes de tacho, caça e borrego, onde a frescura da Trincadeira corta a gordura.

Casta típica alentejana, a Trincadeira Preta (sin. Tinta Amarela) de película fina e frágil, faz com que apodreça se chove e que fique em passa com temperaturas altas. Esta Trincadeira foi colhida no ponto possível, com foco no seu lado de fruta fresca. Uma brisa de frescura alentejana que se perdeu, mas que afinal esteve cá sempre. A Trincadeira… não é, afinal, assim tão Preta!
origem

As uvas são cultivadas ou em regime de produção biológica em sequeiro, sem rega. As nossas vinhas estão também todas certificadas dentro do programa de sustentabilidade do Alentejo.

Vinificação: Vindima manual nocturna. Seleção em mesa de escolha. Enchimento da cuba por gravidade. Fermentações alcoólica e maloláctica espontâneas. Vinificação de intervenção estágio 12 meses em cuba de inox sem contacto com barrica.

Enologia: António Maçanita e Sandra Sárria.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 104427

António Maçanita

Joana e António Maçanita há muito tinham um sonho. Criar um vinho com caráter e personalidade própria, bem ao estilo dos dois irmãos e enólogos. A oportunidade surgiu pelas terras do Douro, onde Joana realiza parte da sua atividade profissional. Por entre patamares e vinhas ao alto, deparou-se com uma matéria-prima muito especial, impossivel de ficar indiferente, ligou ao António e desafiou-o. Em 2011 são lançadas as raízes para o projeto dos irmãos Maçanita no Douro. As vinhas encontram-se no Douro, sub-região do Cima Corgo, perto do Pinhão. Foram cuidadosamente escolhidas para enquadrarem o perfil certo, uvas com muita concentração, riqueza e frescura. Os dois irmãos percorrem juntos as vinhas nas operações determinantes na qualidade e sanidade das uvas. Com uma enologia pouco intreventiva, em que a extração da cor e da estrutura do vinho é feita de forma suave e lenta, os vinhos Maçanita são, a pura expressão da enologia “à Maçanita”, a fruta acima de tudo.