O Produtor, nota de prova publicada em 18 de Novembro de 2022
De cor escura esverdeada, este 50 anos apresenta um bouquet aberto e intenso, com aromas a madeira de mogno, cacau,
iodo, café, cravinho, tabaco, sultanas, melaço e casca de noz. Volumoso na boca, sente-se a docura misturada com uma
acidez minuciosamente esculpida. Tem um final fumado com um carácter rústico e complexo.
Este vinho integrado nas celebrações dos 75 anos da Vinhos Barbeito, é simultaneamente uma homenagem a Manuela Vasconcelos e ao saber artesanal. Mãe, empresária, figura incontornável da sociedade madeirense e nacional, uma mulher à frente do seu tempo, dotada com um espírito livre e um sentido de humor notável que acompanhava o seu sorriso fácil. Impulsionou a empresa de seu pai e ensinou o seu filho Ricardo na arte de fazer Vinho Madeira. Mestre na criação de misturas de vinhos antigos guardados em garrafão, Ricardo Diogo criou este 50 anos a partir desse saber, com o toque único que lhe é característico e o seu filho António Freitas (to_nd) ilustrou o rótulo. Todo o processo de elaboração deste vinho, o engarrafamento e a rotulagem resultam de um profundo trabalho de requinte artesanal para obter esta limitadíssima e rara edição.
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 106626
Vinhos Barbeito
No início da sua actividade, a nossa empresa concentrou os seus esforços na produção de vinho engarrafado. Introduziram-se novos conceitos de marketing no negócio do vinho Madeira, ou ainda embalagens inovadoras como o cantil empalhado. A qualidade dos nossos vinhos ganhou uma excelente reputação entre os consumidores, o que ajudou a construir uma imagem forte da marca Barbeito nos diferentes mercados. Em 1991, com a concretização da joint-venture com a família Kinoshita, com quem já mantínhamos relações comerciais e de amizade desde 1967, e ainda com a entrada de Ricardo Freitas na empresa, tomou-se a decisão que iria mudar o futuro da empresa: abandonar o negócio do vinho a granel. Esta decisão permitiu-nos concentrar novamente os nossos esforços na produção de vinho de qualidade. Era como um regresso ao passado, em que o nosso avô só pretendia produzir e vender bom vinho mesmo que em poucas quantidades. Em 1991 registou-se ainda uma outra importante alteração nos Vinhos Barbeito: pela primeira vez a produção do vinho tornou-se responsabilidade de um membro da família. Em 1993, após 2 anos de aprendizagem, Ricardo Freitas enfrentou sozinho a sua primeira vindima. Perspectivando o futuro, iniciou-se a constituição de uma equipa de trabalho da qual todos os seus membros trabalham sobre o mesmo lema: produzir vinhos de qualidade com estilo próprio.
A partir desse período fomentamos cada vez mais a aproximação ao viticultor. Na nossa perspectiva, esta era a base fundamental para conseguir adquirir uvas da melhor qualidade. Cada ano que passa a nossa proximidade com o viticultor é cada vez maior.
Morada
Vinhos Barbeito, Lda.
Estrada Ribeira Garcia
Parque Empresarial de Câmara de Lobos, Lote Oito
9300-076 Câmara de Lobos