Partilhar:

Vinho Licoroso
Quinta da Lagoalva
Abafado, 75cl
Tejo

8,97

 Potencial de Envelhecimento

 Servir a 15º

0 /5
0 votaram

 

O Produtor, nota de prova publicada em 8 de Novembro de 2024

Elaborado a partir da casta Fernão Pires, este vinho tem um aroma floral intenso, e na boca é elegante e persistente. Servir a 15ºC acompanhando queijos curados, frutos secos ou sobremesas.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Quinta da Lagoalva

A longa tradição da Quinta da Lagoalva como produtora de vinho é atestada em 1888, na Exibição Portuguesa de Indústria, onde esteve presente com 600 cascos de vinho.

O vinho licoroso Quinta da Lagoalva nasce entre os 45 hectares de vinhas da Quinta da Lagoalva implantados nos melhores “terroirs” do Tejo e constituídos pelas castas nacionais e mundiais com melhores aptidões enologicamente comprovadas. As vinhas da Quinta da Lagoalva beneficiam de um moderno sistema de condução, tal como a adega, que conjuga uma vinificação eficaz com grande versatilidade de opções enológicas, baseadas no diálogo entre o modelo do “novo mundo” e opções tradicionais europeias.

Vinificação: Após várias experiências na vinha e na adega, os enólogos produziram este vinho licoroso. Após a prensagem o mosto decantou 48 horas antes da passagem a limpo e adição de aguardente vínica (77,6%). O abafado estagiou sete anos em barricas usadas de carvalho francês.

Enólogos: Pedro Pinhão / Luís Paulino.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 107684

Sociedade Agrícola da Quinta da Lagoalva de Cima, S.A.

Situada na margem sul do Rio Tejo, a apenas 2 km da vila de Alpiarça e 11 km de Santarém, a Quinta da Lagoalva de Cima é um testemunho vivo da história e tradição portuguesas. Com raízes que remontam ao século XII, a sua origem está ligada à doação de terras feita pelo rei D. Sancho I à Ordem de Santiago de Espada, em reconhecimento pelos seus feitos na conquista de Santarém. Entre estas terras, estava a Quinta da Lagoalva, cujo primeiro registo data de 1193, permanecendo sob posse da ordem durante seis séculos.

Em 1834, a Quinta foi adquirida por Henrique Teixeira de Sampayo, 1.º Conde da Póvoa, e, posteriormente, passou para as mãos da Casa Palmela por meio do casamento de D. Maria Luísa Noronha de Sampayo com o 2.º Duque de Palmela. Desde então, os seus descendentes têm preservado este legado, que é hoje a maior e mais emblemática propriedade do Grupo Lagoalva, dirigido pela família Holstein Campilho.

Com 660 hectares contínuos, a Quinta da Lagoalva de Cima destaca-se não apenas pela sua dimensão histórica e cultural, mas também pela diversidade das suas atividades. O grupo gere um impressionante total de 5.500 hectares, onde se incluem 4.000 hectares de floresta, 1.000 hectares de agricultura de regadio, 45 hectares de vinha e 16 hectares de olival. Além disso, dedica-se à produção de vinhos e azeite, enoturismo, agricultura e coudelaria, combinando inovação e tradição.

Esta propriedade é um verdadeiro marco na região do Tejo, simbolizando a união entre o passado histórico e a excelência contemporânea.

Morada

Sociedade Agrícola da Quinta da Lagoalva de Cima, S.A.
Quinta da Lagoalva de Cima
2090-222 Alpiarça