Partilhar:

Vinho Fortificado
Boizel
Ratafia Champenois Nouvelle Vague, 50cl
França

43

 17%

 Potencial de Envelhecimento

0 /5
0 votaram

 

O Produtor, nota de prova publicada em 12 de Janeiro de 2024

A cor é âmbar com leves reflexos acobreados.
O nariz é guloso e frutado. Notas de frutas cristalizadas, como uva, ameixa e cereja, são complementadas por aromas de casca de laranja, cacau e amêndoa.
Na boca, a textura é sedosa e suave. As notas de cereja ácida e ameixa confirmam-se.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Boizel

Uma interpretação moderna e singular da tradição champenoise. Produzido em quantidades muito limitadas, o Ratafia Nouvelle Vague vem escrever uma nova história: 24 meses de envelhecimento em madeira em barris antigos, seguidos de 12 meses de maturação em caves, conferem a este vinho um sabor frutado natural, revelador do espírito livre da Casa Boizel.

Embora tenha sido reconhecido como Indicação Geográfica Protegida (IGP) apenas em 2015, a história da ratafia champenois remonta ao século XIII. O seu nome único viria da expressão latina “Rata fiat”, que significa “Que o tratado seja ratificado”. Assim, um copo de ratafia selava um acordo entre duas partes.

Este vinho foi, durante muito tempo, reservado aos viticultores e ao seu círculo próximo, acompanhando as suas refeições diárias. Ao longo dos séculos, as técnicas de elaboração da ratafia evoluíram, e hoje é um vinho raro, muito apreciado pelos amantes, que atesta a história e o saber-fazer dos viticultores de Champagne.

Vinificação: Ratafia Nouvelle Vague (RNV) é o resultado de um corte composto por dois terços de Meunier e um terço de Chardonnay, com base na vindima de 2020. Elaborado segundo a tradição da Maison Boizel, este vinho é obtido através da mutagem do mosto de uva, após o prensado, com álcool neutro (Fine de Champagne) para interromper a fermentação e preservar os açúcares naturais da uva.

Ratafia Nouvelle Vague é um vinho magnífico para descobrir no final da refeição: a sua degustação é igualmente agradável com sobremesas leves, como uma salada de frutas, ou com sabores mais achocolatados. O vinho acompanha também muito bem um prato de queijos de pasta mole, como o gorgonzola ou o roquefort.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 107734

Champagne Boizel

Em 1834, Auguste Boizel e Julie Martin, um jovem casal, unem forças para criar a sua própria Casa de Champanhe. Originalmente pasteleiros, nascidos e criados na Côte des Blancs, partilhavam o mesmo espírito empreendedor. Os antepassados de Julie eram viticultores em Ay e Mareuil-sur-Ay e o seu dote incluía um contrato de arrendamento em Mareuil-sur-Ay. Escolheram Épernay como lar para a sua nova empresa e ambos emprestaram os seus nomes à Casa: ‘Boizel-Martin’.

Elevados padrões, generosidade, lealdade e um gosto pela liberdade. Estes valores têm sido centrais na ética da Boizel desde a criação da Casa. Elevados padrões nos vinhedos e em todas as fases do processo de vinificação. Generosidade, na forma como a Champagne Boizel procura partilhar este produto autêntico e vivo com outros e abre as suas portas aos visitantes para que possam vivenciar o art de vivre do champanhe. Lealdade, à sua região, à sua história familiar e também aos seus parceiros, clientes e amantes do vinho de todo o mundo. Finalmente, a liberdade de escolher o próprio caminho para criar vinhos sinceros e autênticos.

Esta filosofia tem sido transmitida de geração em geração e partilhada pelos homens e mulheres que tornaram a Champagne Boizel no que é hoje. Não é por acaso que a Casa de Champanhe sempre foi liderada por duas, em vez de uma dupla de mãos. Que as mulheres sempre desempenharam um papel igual ao dos homens. E que cada geração conseguiu criar vinhos muito bons, o mais próximo possível do terroir, rompendo com a convenção e nunca hesitando em inovar para produzir vinhos de qualidade incomparável. Paixão, dedicação, sentido de dever, desejo de excelência e pensamento independente formaram um vínculo inabalável ao longo da história da Champagne Boizel e continuam a fazê-lo hoje.

Cada detalhe conta quando se trata de criar champanhes sinceros e autênticos. A abordagem artesanal da Champagne Boizel caminha de mãos dadas com a sua constante busca pela excelência e progresso. Todos os dias, Florent e Lionel Roques-Boizel esforçam-se por criar vinhos da mais alta qualidade possível e tomar as decisões certas para o futuro desta Casa de Champanhe familiar, que em breve estará a celebrar o seu 200º aniversário.

Desde a sua criação, a casa de Champagne Boizel tem procurado revelar o melhor da região de Champagne em vinhos precisos e generosos que refletem a incrível diversidade do terroir champenois. No entanto, o que a família Boizel oferece é muito mais do que apenas os seus champanhes. Oferece um conjunto forte de valores que se refletem nos vinhos que cria.

Morada

46 avenue de Champagne, 51200 Epernay