Boizel
Uma interpretação moderna e singular da tradição champenoise. Produzido em quantidades muito limitadas, o Ratafia Nouvelle Vague vem escrever uma nova história: 24 meses de envelhecimento em madeira em barris antigos, seguidos de 12 meses de maturação em caves, conferem a este vinho um sabor frutado natural, revelador do espírito livre da Casa Boizel.
Embora tenha sido reconhecido como Indicação Geográfica Protegida (IGP) apenas em 2015, a história da ratafia champenois remonta ao século XIII. O seu nome único viria da expressão latina “Rata fiat”, que significa “Que o tratado seja ratificado”. Assim, um copo de ratafia selava um acordo entre duas partes.
Este vinho foi, durante muito tempo, reservado aos viticultores e ao seu círculo próximo, acompanhando as suas refeições diárias. Ao longo dos séculos, as técnicas de elaboração da ratafia evoluíram, e hoje é um vinho raro, muito apreciado pelos amantes, que atesta a história e o saber-fazer dos viticultores de Champagne.
Vinificação: Ratafia Nouvelle Vague (RNV) é o resultado de um corte composto por dois terços de Meunier e um terço de Chardonnay, com base na vindima de 2020. Elaborado segundo a tradição da Maison Boizel, este vinho é obtido através da mutagem do mosto de uva, após o prensado, com álcool neutro (Fine de Champagne) para interromper a fermentação e preservar os açúcares naturais da uva.
Ratafia Nouvelle Vague é um vinho magnífico para descobrir no final da refeição: a sua degustação é igualmente agradável com sobremesas leves, como uma salada de frutas, ou com sabores mais achocolatados. O vinho acompanha também muito bem um prato de queijos de pasta mole, como o gorgonzola ou o roquefort.
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 107734