Revista de Vinhos, nota de prova publicada em 21 de Abril de 2023
Âmbar, rebordo esverdeado. Nariz de tabaco e ervas secas, pastelaria e um exotismo especiado sempre fino. Ora, é precisamente a finura o predicado maior – na textura, no volume, no equilíbrio de açúcares. O final é pontiagudo, senhor de uma acidez e salinidade que poderão parecer surpreendentes numa observação menos atenta. Um grande 50 Anos, de um perfil muito seu, com entrada direta no lote dos melhores desta nova família de Portos.
É o primeiro Porto Tawny 50 Anos da Real Companhia Velha, constituído com vinhos das décadas de 1920, 1960 e 1970 do vasto espólio de vinhos do Porto antigos da Quinta das Carvalhas, envelhecidos em Vila Nova de Gaia nos melhores cascos de carvalho.
A Quinta das Carvalhas é uma das cinco propriedades da Real Companhia Velha, sendo muitas vezes referida como a jóia da coroa. Localizada numa posição privilegiada, na margem esquerda do rio Douro, em frente à vila do Pinhão, em pleno coração do Alto Douro Vinhateiro, é uma das mais emblemáticas e espetaculares propriedades da região, remontando ao ano de 1759. Boa parte dos vinhedos desta propriedade são constituídos por Vinhas Velhas, cujo encepamento representa uma das mais ricas e variadas coleções ampelográficas de castas durienses. Na década de 2000 iniciou-se um considerável trabalho de reconversão das vinhas da Quinta das Carvalhas, orientado para uma viticultura sustentável, onde foram preservadas as parcelas de Vinhas Velhas, algumas centenárias e onde têm origem os melhores vinhos.
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 107251
Real Companhia Velha
A Real Companhia Velha é a mais antiga e emblemática empresa de vinhos de Portugal, tendo celebrado neste ano 260 anos de existência e de actividade interrupta ao serviço do Vinho do Porto. Para trás, fica o registo de uma história fabulosa e de um passado glorioso. Para o futuro, permanece a vontade de manter um elevado padrão de qualidade dos seus vinhos e a confiança numa Companhia onde o rigor e a visão de fazer ainda mais história são uma preocupação constante.
Desde a sua instituição por Alvará Regio de El-Rei D. José I, em 10 de Setembro de 1756, a importância desta Ex-Majestática Companhia ficou bem patente através dos valiosos serviços prestados à comunidade. Proprietária de algumas das melhores quintas do Douro, a Real Companhia Velha tem sabido preservar e honrar a sua tradição, apostando no futuro, através de um constante processo de modernização e experimentação na Região Demarcada do Douro.
Morada
Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, S.A.
Rua Azevedo Magalhães
4430-314 Vila Nova de Gaia
Portugal