Partilhar:

Vinho do Porto
Niepoort
LBV 2020, 75cl
Douro

14,66

 19.5%

 Potencial de envelhecimento

 Servir a 12º

 

O Produtor, nota de prova publicada em 27 de Outubro de 2023

De cor intensa e concentração de fruta, mas com um carácter mais maduro devido ao longo envelhecimento em madeira.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Niepoort

É talvez o mais autêntico dos Portos da Niepoort. Dirk Niepoort chama ao LBV o “irmão mais novo” do Vintage, já que a proveniência das uvas e os métodos de vinificação são semelhantes. O Late Bottled Vintage é, tal como o Vintage, feito a partir de uma seleção de Vinhos do Porto tintos encorpados e de grande qualidade, provenientes de um único ano. As uvas para o LBV são provenientes de vinhas de baixa produção na região do Cima Corgo no Vale do Douro.
O vinho envelhece em grandes tonéis e balseiros de carvalho, sendo tradição da Niepoort engarrafar os LBV quatro anos depois da colheita. Segundo Dirk, é melhor “engarrafar este Porto o mais cedo possível para que a frescura e fruta do LBV se revele no momento da prova”.
O tempo de estágio a que o LBV está sujeito, permite que se apresente amadurecido e arredondado, podendo ser bebido jovem, logo após o seu engarrafamento.

Para apreciar as suas qualidades em pleno, recomendamos decantar antes de servir.

Óptimo para acompanhar queijos amanteigados, queijo azul suave, sobremesas de chocolate amargo ou um bife pimenta.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 100501

Niepoort Vinhos

A família Niepoort tem vindo a produzir Vinho do Porto desde 1842. A primeira propriedade no Douro foi comprada em 1987 e Dirk Niepoort deu início a uma nova era na empresa com a criação do primeiro Redoma Tinto em 1991. Nos últimos anos, a Niepoort lançou a si própria o grande desafio de interpretar outros solos e climas, e adquiriu duas propriedades noutras regiões: Dão e Bairrada. Descubra o Triângulo Niepoort que expressa os diferentes terroirs: Xisto (Douro), Calcário (Bairrada) e Granito (Dão). Após terem criado em 2002 o primeiro vinho da família dos “Fabulosos”, ao qual se deu o nome de “Fabelhaft”, Dirk Niepoort insistiu em desenhar um rótulo original e distinto para cada mercado recorrendo a um artista local para ilustrar uma história adequada aos valores e sensibilidade de cada país e a sua relação com o vinho. “Diálogo”, ”Conversa”, “Allez Santé”, “Drink Me”, “Alonso Quijano” ,”Fabelhaft”, entre outros, são alguns dos nomes que os “Fabulosos” assumem atendendo à realidade dos mercados a que se destinam, respectivamente Portugal, Brasil, Bélgica, Inglaterra, Espanha e Alemanha. Este vinho simboliza a alegria, a celebração, a boa comida, os bons amigos, a boa vida, um vinho de puro prazer, elegante e que expressa a realidade do Douro. Em Julho 2011 foram lançados o Diálogo Branco 2010 e o Fabelhaft Branco. Os “Projectos Wines” incluem todos os vinhos com o rótulo “Niepoort Projectos”, que são experiências realizadas no Douro ou em Vila Nova de Gaia, mas também vinhos feitos em parceria com outros produtores, tais como o Doda, com Álvaro de Castro, da região do Dão; OmLet, feito no Douro com o produtor espanhol Telmo Rodriguez; Ultreia, produzido no Douro com o produtor espanhol Raul Perez; os vinhos Muhr van der Niepoort, produzidos na Áustria, em colaboração com Dorli Muhr; Cape Charme e Cape Fortified, produzidos na África do Sul com Eben; ou Ladredo, de Ribera Sacra (Espanha).

Morada

Niepoort Vinhos S.A.

Rua Cândido dos Reis, 670
4400-071 Vila Nova de Gaia
Portugal