Partilhar:

Vinho do Porto
Niepoort
LBV 2020, 75cl
Douro

14,66

 20%

 Potencial de envelhecimento

 Servir a 12º

 

O Produtor, nota de prova publicada em 27 de Julho de 2024

A cor é concentrada com uma tonalidade rubi e laivos violeta. No nariz destacam-se as notas de chocolate preto complementadas com aromas de frutos silvestres, figos frescos, violeta e especiarias. Na boca é estruturado, firme e com uma acidez que o diferencia das restantes casas. Começa doce e termina quase seco, longo, fresco e picante. Este porto é uma excelente opção para abrir e beber agora, mas também poderá beneficiar de armazenamento na adega durante algumas décadas por ser engarrafado com rolha cilíndrica.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Niepoort

É talvez o mais autêntico dos Portos da Niepoort. Dirk Niepoort chama ao LBV o “irmão mais novo” do Vintage, já que a proveniência das uvas e os métodos de vinificação são semelhantes. O Late Bottled Vintage é, tal como o Vintage, feito a partir de uma seleção de Vinhos do Porto tintos encorpados e de grande qualidade, provenientes de um único ano. As uvas para o LBV são provenientes de vinhas de baixa produção na região do Cima Corgo no Vale do Douro.

O vinho envelhece em grandes tonéis e balseiros de carvalho, sendo tradição da Niepoort engarrafar os LBV quatro anos depois da colheita. Segundo Dirk, é melhor “engarrafar este Porto o mais cedo possível para que a frescura e fruta do LBV se revele no momento da prova”.

O tempo de estágio a que o LBV está sujeito, permite que se apresente amadurecido e arredondado, podendo ser bebido jovem, logo após o seu engarrafamento.

Para apreciar as suas qualidades em pleno, recomendamos decantar antes de servir.

Sobremesas de chocolate, especialmente amargo. Queijos Cheddar, Gouda e Brie. A acompanhar pratos condimentados de carne vermelha, caça, cordeiro, vitela e bife pimenta.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 100501

Niepoort Vinhos

A família Niepoort tem vindo a produzir Vinho do Porto desde 1842. A primeira propriedade no Douro foi comprada em 1987 e Dirk Niepoort deu início a uma nova era na empresa com a criação do primeiro Redoma Tinto em 1991. Nos últimos anos, a Niepoort lançou a si própria o grande desafio de interpretar outros solos e climas, e adquiriu duas propriedades noutras regiões: Dão e Bairrada. Descubra o Triângulo Niepoort que expressa os diferentes terroirs: Xisto (Douro), Calcário (Bairrada) e Granito (Dão). Após terem criado em 2002 o primeiro vinho da família dos “Fabulosos”, ao qual se deu o nome de “Fabelhaft”, Dirk Niepoort insistiu em desenhar um rótulo original e distinto para cada mercado recorrendo a um artista local para ilustrar uma história adequada aos valores e sensibilidade de cada país e a sua relação com o vinho. “Diálogo”, ”Conversa”, “Allez Santé”, “Drink Me”, “Alonso Quijano” ,”Fabelhaft”, entre outros, são alguns dos nomes que os “Fabulosos” assumem atendendo à realidade dos mercados a que se destinam, respectivamente Portugal, Brasil, Bélgica, Inglaterra, Espanha e Alemanha. Este vinho simboliza a alegria, a celebração, a boa comida, os bons amigos, a boa vida, um vinho de puro prazer, elegante e que expressa a realidade do Douro. Em Julho 2011 foram lançados o Diálogo Branco 2010 e o Fabelhaft Branco. Os “Projectos Wines” incluem todos os vinhos com o rótulo “Niepoort Projectos”, que são experiências realizadas no Douro ou em Vila Nova de Gaia, mas também vinhos feitos em parceria com outros produtores, tais como o Doda, com Álvaro de Castro, da região do Dão; OmLet, feito no Douro com o produtor espanhol Telmo Rodriguez; Ultreia, produzido no Douro com o produtor espanhol Raul Perez; os vinhos Muhr van der Niepoort, produzidos na Áustria, em colaboração com Dorli Muhr; Cape Charme e Cape Fortified, produzidos na África do Sul com Eben; ou Ladredo, de Ribera Sacra (Espanha).

Morada

Niepoort Vinhos S.A.

Rua Cândido dos Reis, 670
4400-071 Vila Nova de Gaia
Portugal