Partilhar:

Vinho do Porto
Niepoort
Colheita 2009, 75cl
Douro

32,41

 19.86%

 Potencial de Envelhecimento

 Servir a 12º-14º

 

O Produtor, nota de prova publicada em 4 de Outubro de 2019

Uma cor vermelho-tijolo com profundidade média e rebordo laranja claro. O aroma, ligeiramente fumado / baunilha, proveniente de pipas avinhadas, muito antigas, que se prolongam por aromas de marmelada, passas e damascos secos. Corpo médio no palato, com um fim de boca suave e prolongado.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Niepoort

Os Colheita são Portos Tawny de um único ano, envelhecidos em casco por pelo menos sete anos antes do engarrafamento. Este Colheita é delicioso quando apreciado no final da refeição, a acompanhar sobremesas e frutos secos, ou como aperitivo, sendo perfeito com foie gras.

Vinificação: A vindima de 2009 foi desafiadora, condicionada pelas altas temperaturas de agosto e setembro. No entanto, resultou em vinhos de grande qualidade e diversidade. As uvas foram colhidas manualmente, em setembro, de vinhas com mais de 60 anos. A fermentação ocorreu em lagares, com pisa a pé.

Estágio: O vinho estagiou em pipas com mais de 50 anos.

Engarrafado em: Primeiro engarrafamento realizado em outubro de 2019.

Sugestão de Acompanhamento: Ideal com frutos secos, compotas e sobremesas à base de doce de ovos, café ou baunilha. Combina perfeitamente com tarte de amêndoa. Como aperitivo, deve ser servido fresco.

Parâmetros físico-químicos:

Extrato seco (g/dm³): 130.80
pH: 3.57
Acidez Total (g/dm³): 4.57
Acidez Volátil (g/dm³): 0.37
Açúcar Residual (g/dm³): 99.00
Baumé: 3.70
SO₂ Total (mg/dm³): 52
Massa volúmica (g/cm³): 1.0200

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 107514

Niepoort Vinhos

A família Niepoort tem vindo a produzir Vinho do Porto desde 1842. A primeira propriedade no Douro foi comprada em 1987 e Dirk Niepoort deu início a uma nova era na empresa com a criação do primeiro Redoma Tinto em 1991. Nos últimos anos, a Niepoort lançou a si própria o grande desafio de interpretar outros solos e climas, e adquiriu duas propriedades noutras regiões: Dão e Bairrada. Descubra o Triângulo Niepoort que expressa os diferentes terroirs: Xisto (Douro), Calcário (Bairrada) e Granito (Dão). Após terem criado em 2002 o primeiro vinho da família dos “Fabulosos”, ao qual se deu o nome de “Fabelhaft”, Dirk Niepoort insistiu em desenhar um rótulo original e distinto para cada mercado recorrendo a um artista local para ilustrar uma história adequada aos valores e sensibilidade de cada país e a sua relação com o vinho. “Diálogo”, ”Conversa”, “Allez Santé”, “Drink Me”, “Alonso Quijano” ,”Fabelhaft”, entre outros, são alguns dos nomes que os “Fabulosos” assumem atendendo à realidade dos mercados a que se destinam, respectivamente Portugal, Brasil, Bélgica, Inglaterra, Espanha e Alemanha. Este vinho simboliza a alegria, a celebração, a boa comida, os bons amigos, a boa vida, um vinho de puro prazer, elegante e que expressa a realidade do Douro. Em Julho 2011 foram lançados o Diálogo Branco 2010 e o Fabelhaft Branco. Os “Projectos Wines” incluem todos os vinhos com o rótulo “Niepoort Projectos”, que são experiências realizadas no Douro ou em Vila Nova de Gaia, mas também vinhos feitos em parceria com outros produtores, tais como o Doda, com Álvaro de Castro, da região do Dão; OmLet, feito no Douro com o produtor espanhol Telmo Rodriguez; Ultreia, produzido no Douro com o produtor espanhol Raul Perez; os vinhos Muhr van der Niepoort, produzidos na Áustria, em colaboração com Dorli Muhr; Cape Charme e Cape Fortified, produzidos na África do Sul com Eben; ou Ladredo, de Ribera Sacra (Espanha).

Morada

Niepoort Vinhos S.A.

Rua Cândido dos Reis, 670
4400-071 Vila Nova de Gaia
Portugal