Partilhar:

Vinho do Porto
Niepoort
Bioma Rolf & The Collectors Vintage 2017, 75cl
Douro

2675

 20%

 2020-2070

 Servir a 10º-14º

0 /5
0 votaram

 

O Produtor, nota de prova publicada em 20 de Fevereiro de 2020

Aparência marcada por um roxo escuro, com aromas de groselhas pretas e cerejas escuras doces, especiarias e notas florais suaves de violetas. Muito firme no palato inicial, com uma frescura ácida soberba e frutos escuros em destaque no palato médio, juntamente com taninos finos e granulosos, o que lhe confere um final alcoólico longo, sedoso e seco. Trata-se de um vinho do Porto apto para ser armazenado nas caves, durante um longo período.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Niepoort

Uma edição especial limitada a 100 unidades, com identidade, imagem e produção assinadas pela Omdesign, totalmente inspiradas em Dirk Niepoort, um dos embaixadores mais emblemáticos e carismáticos do Vinho do Porto.

A caixa produzida em madeira de carvalho com elementos serigrafados, “Rolf & The Collectors”, lembra uma antiga caixa de ferramentas. No seu interior, há uma garrafa, quatro azulejos pintados à mão que revelam em conjunto a famosa frase: “Tu podes, assim tu queiras!”, comummente usada por Dirk, e o verso da rolha foi projetado para permitir que também sejam utilizados como porta-copos. Inclui também um folheto que convida a explorar a essência deste projeto. Especialmente concebida e criada para esta embalagem, há também uma tábua de madeira exclusiva com uma pega de couro verde e uma faca numerada, que incorporam o conceito deste “Vintage com a faca nos dentes”.

A chave escolhida por Dirk para abrir a caixa desta edição presta homenagem e recorda o seu pai, Rolf, um colecionador inveterado de vários objetos, nomeadamente chaves, como a replicada nesta edição.

O rótulo numerado é uma peça única e inovadora, que abraça a garrafa original serigrafada do Niepoort Bioma Vintage Vinha da Pisca 2017. No interior, há uma pequena banda desenhada que ilustra Dirk e o corredor de chaves do seu pai, que pode ser destacada e usada, por exemplo, como um postal. Cada rótulo tem uma imagem irreverente, reforçada pelo relevo modelado e folha de estampagem, e é aplicado manualmente com medalhas de resina numa homenagem às seis gerações da família Niepoort e cuja inspiração veio do símbolo do seu fundador, a base do logotipo da Niepoort.

E no seu interior, um Porto Vintage de excelência que não só respeita o terroir, mas que também nos faz regressar à idade de ouro do vinho do Porto. No coração do conceito do Bioma Vintage “Vinha da Pisca”, está uma vinha muito especial, numa localização muito peculiar da região do Douro.

O que pretendemos é oferecer, com pequenas produções, uma forma antiga de vinificar um Vintage, semelhante aos Portos Vintage de 1970 e anteriores, engarrafados em Inglaterra. A qualidade excecional das uvas das vinhas velhas da Vinha da Pisca parece exprimir o seu sentido de “lugar” de forma magnífica, quando lhe aplicamos a “lógica” de outros tempos.

Vinificação: O ano de 2017 será lembrado pelo calor intenso e pelos níveis de precipitação historicamente baixos mas a vindima, no momento perfeito de maturação, permitiu que as uvas fossem recebidas em condições ideais com uma acidez natural fantástica.

Todos os cachos de uva do Bioma Vintage foram pisados a pé no nosso centro de vinificação de Vinhos do Porto, em Vale de Mendiz. Após a fortificação com aguardente vínica, o Porto ficou a estabilizar durante o inverno. Na primavera, o vinho foi transferido para uma parte fresca da adega da Quinta de Nápoles e colocado em pipas (as pipas tradicionais de 550 l). Ao realizar o estágio deste Porto em pipas numa adega fresca na região do Douro em vez de em grandes cubas em Gaia e ao engarrafar o Bioma “Vinha da Pisca” no terceiro ano após a colheita, conseguimos produzir um vinho excepcionalmente complexo. Curiosamente, era assim que se fazia nos “bons velhos tempos”, quando os vinhos eram expedidos em pipas para Inglaterra e engarrafados mais tarde.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 105911

Niepoort Vinhos

A família Niepoort tem vindo a produzir Vinho do Porto desde 1842. A primeira propriedade no Douro foi comprada em 1987 e Dirk Niepoort deu início a uma nova era na empresa com a criação do primeiro Redoma Tinto em 1991. Nos últimos anos, a Niepoort lançou a si própria o grande desafio de interpretar outros solos e climas, e adquiriu duas propriedades noutras regiões: Dão e Bairrada. Descubra o Triângulo Niepoort que expressa os diferentes terroirs: Xisto (Douro), Calcário (Bairrada) e Granito (Dão). Após terem criado em 2002 o primeiro vinho da família dos “Fabulosos”, ao qual se deu o nome de “Fabelhaft”, Dirk Niepoort insistiu em desenhar um rótulo original e distinto para cada mercado recorrendo a um artista local para ilustrar uma história adequada aos valores e sensibilidade de cada país e a sua relação com o vinho. “Diálogo”, ”Conversa”, “Allez Santé”, “Drink Me”, “Alonso Quijano” ,”Fabelhaft”, entre outros, são alguns dos nomes que os “Fabulosos” assumem atendendo à realidade dos mercados a que se destinam, respectivamente Portugal, Brasil, Bélgica, Inglaterra, Espanha e Alemanha. Este vinho simboliza a alegria, a celebração, a boa comida, os bons amigos, a boa vida, um vinho de puro prazer, elegante e que expressa a realidade do Douro. Em Julho 2011 foram lançados o Diálogo Branco 2010 e o Fabelhaft Branco. Os “Projectos Wines” incluem todos os vinhos com o rótulo “Niepoort Projectos”, que são experiências realizadas no Douro ou em Vila Nova de Gaia, mas também vinhos feitos em parceria com outros produtores, tais como o Doda, com Álvaro de Castro, da região do Dão; OmLet, feito no Douro com o produtor espanhol Telmo Rodriguez; Ultreia, produzido no Douro com o produtor espanhol Raul Perez; os vinhos Muhr van der Niepoort, produzidos na Áustria, em colaboração com Dorli Muhr; Cape Charme e Cape Fortified, produzidos na África do Sul com Eben; ou Ladredo, de Ribera Sacra (Espanha).

Morada

Niepoort Vinhos S.A.

Rua Cândido dos Reis, 670
4400-071 Vila Nova de Gaia
Portugal