O Produtor, nota de prova publicada em 23 de Maio de 2022
Cor citrino. Notas frutos tropicais, ananás em calda e excelente mineralidade. Seco, corresponde ao encontrado no aroma. Acidez equilibrada e de fácil consumo.
O Mestre Daniel é produzido em apenas uma talha fabricada em Vila Alva por mestres locais.
As uvas são exclusivamente de vinhas velhas e de castas locais tradicionalmente usadas no fabrico de vinho branco até meados do século XX. Este lote pretende assim dar a conhecer o vinho típico de Vila Alva até esse período.
Para produzir este vinho contámos com a ajuda de quem melhor o conhece, os locais.
O resultado é um vinho de talha único e que celebra os famosos ‘brancos’ de Vila Alva.
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 105237
XXVI Talhas
Somos um grupo de amigos, naturais de Vila Alva, que se juntou para criar o XXVI Talhas. Crescemos a ver os nossos familiares a produzir vinho de talha e, por isso, temos uma grande paixão por esta tradição. Este projecto, um sonho antigo, nasce agora com o objectivo de dignificar e promover o vinho de talha produzido em Vila Alva.Sendo a nossa aldeia um dos locais do Alentejo onde a tradição de produção de vinho de talha, introduzida pelos romanos se manteve até aos dias de hoje, sentimos a responsabilidade de lhe dar continuidade. Infelizmente, nos últimos anos, esta prática tem vindo a reduzir drasticamente e é esta tendência que pretendemos ajudar a inverter.É com este objectivo que reactivámos a antiga adega do Mestre Daniel, com 26 talhas, onde produzimos vinho de talha segundo os métodos tradicionais. Foi da conjugação do número de talhas da nossa adega (26) com a origem romana deste tipo de vinificação que nos levou a nomear o nosso projecto de “XXVI Talhas”.