Partilhar:

Vinho Branco
Vinha do Lomedo
Síria 2021, 75cl
DOC Beira Interior

26,69

 12.5%

 2022-2027

 Servir a 10°-12°

 

O Produtor, nota de prova publicada em 17 de Março de 2022

A matriz geológica granítica do Planalto da Beira Interior imprime aos vinhos da Quinta do Cardo um carácter fresco e mineral. De arquitectura depurada, com frescura, leveza e autenticidade, os brancos são aromáticos e elegantes.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Vinha do Lomedo

Vinificação: Este vinho provém da parcela mais antiga da Vinha do Lomedo (+50 anos), que tem 90% do encepamento com a casta indígena Síria. Fermentou e estagiou em tonel antigo de 3.000 L.

O modo de  produção biológico dos vinhos da Quinta do Cardo, pioneiro em Portugal, permite a preservação da fauna e flora autóctone, fomentando a biodiversidade do nosso ecossistema agrícola, com um forte impacto na qualidade final dos vinhos que aqui são produzidos.

Num terroir granítico e elaborados com uma sabedoria vitivinícola de quase 100 anos, os nossos vinhos distinguem-se pela experiência sensorial e cultural que oferecem e pela sua identidade ímpar. Na década de 1930 foi produzido o primeiro vinho na Quinta do Cardo, que recebeu o nome de Branco Maia. Em 1986 foi engarrafado o primeiro branco com a marca Quinta do Cardo. A fama da marca subiu em flecha e rapidamente se perfilou entre os grandes vinhos portugueses, dando muito prestígio e força à então desconhecida Beira Interior.

Os vinhos brancos da Beira Interior apresentam-se com uma coloração de amarelo citrino a amarelo palha, com notas aromáticas frutadas muito ricas e variadas. Na boca são medianamente encorpados, não muito alcoólicos, salientando-se a sua elevada frescura ácida, que os caracteriza. Têm boa persistência na boca e longevidade.

Enólogos: Jorge Rosa Santos e Rui Lopes.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 107378

Quinta do Cardo

É num planalto em Portugal, na Beira Interior, que fica a Quinta do Cardo, entre a paisagem protegida da Reserva Internacional do Douro e a aldeia histórica de Castelo Rodrigo, a meia hora de Foz Côa.

Situada a uma altitude de 750 m, granito, xisto, rios, montanhas, vales férteis e abundância de água marcam esta terra. Mas também uma ocupação humana ancestral e a influência de um território interior, a 150 km do Atlântico.

O nome Quinta do Cardo vem das grandes extensões de cardos leiteiros existentes na propriedade, que eram utilizados para a produção de queijos, e que ainda hoje tornam a sua paisagem distinta e exuberante, em variações cromáticas que vão do lilás ao dourado resplandecente.

O casario e adega originais, na entrada da quinta, são marcados por uma arquitectura coloquial, de cores marcantes, enquanto que na restante área encontramos singelas edificações em pedra seca, como a Casa do Forno, situada em plena vinha, ou a pequena capela dedicada a Santo António, perto da Vinha da Capela. O silêncio, a calma, o lento passar do tempo, marcam este contexto privilegiado.

As primeiras vinhas foram plantadas em 1932 e o reconhecimento da qualidade dos vinhos tem sido uma constante ao longo dos anos.

É aqui que se produz algum do melhor vinho português, num país com um passado histórico vitivinícola que remonta à época romana.

Morada

QUINTA DO CARDO
6440-031 CASTELO RODRIGO