Partilhar:

Vinho Branco
Vale da Capucha
Clima 2020, 75cl
Torres Vedras

12,98

 14%

 2021-2025

 Servir a 10º-12º

 

O Produtor, nota de prova publicada em 22 de Julho de 2021

Fruta de pomar e frescura vegetal. Muito rico na boca, aveludado com final doce e texturado.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Vale da Capucha

Clima e solo: Influência atlântica pronunciada. Manhãs húmidas, com tardes ventosas e solarengas. Solos argilo-calcários de origem oceânica. Boa drenagem e fertilidade moderada. Fomento da biodiversidade tendo em vista o equilíbrio do ecossistema. Adopção do Modo de Produção Biológico, com certificação desde 2015.

Vindima: A vindima ocorre entre o fim do mês de Agosto e os primeiros dias de Setembro. Colheita manual nas horas mais frescas do dia.

Vinificação: Seleção parcelar de vinhas regionais e uvas próprias. 65% Fernão Pires, 20% Arinto e 15% do lote elaborado com castas regionais (Alvarinho, Viosinho e Antão Vaz). As uvas são gentilmente prensadas, sendo o sumo resultante ligeiramente sulfitado. Repouso e decantação natural durante 12 horas. No dia seguinte, é feita uma passagem a limpo. Nas horas seguintes, ocorre o início da fermentação, por ação das leveduras indígenas, criadas na nossa vinha. Estágio de 8 meses em borras, sem agitação e sem madeira. Não se usou qualquer adição de produtos exógenos à uva, com exceção de uma dose mínima de sulfitos. Vinho não filtrado.

Viticultura e Enologia: Manuel Marques e Pedro Marques.

Parâmetros químicos:
pH: 3
Açúcares residuais: 19 (g/l)
Acidez Total: 5,42 (g/l)
SO2 Total: 20 (mg/L)

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 107532

Vale da Capucha

Situada no Turcifal, em Torres Vedras, a quinta S. José é a morada dos vinhos Vale da Capucha e pertence há várias gerações à família Marques.

Com um solo argilo-calcário, apenas a 8 km da costa, aqui encontramos uma enorme variedade de fósseis, que desta forma afirmam que outrora o mar já habitou por esta zona. Clima húmido, atlântico e temperaturas amenas são condições propícias à produção de vinhos brancos e tintos frescos.

Debaixo da batuta de Pedro Marques, um enólogo irreverente e irrequieto, que trabalha os vinhos de forma natural e completamente artesanal, o privilégio nas castas brancas recai sobre a Fernão Pires e a Arinto, acompanhadas pelas Viosinho, Gouveio, Antão Vaz e Alvarinho. Nos tintos, Touriga Nacional, Tinta Roriz, Castelão e Syrah.

Os vinhos Vale da Capucha são biológicos DOC. Em Junho de 2015, as vinhas foram definitivamente convertidas para Modo de Produção Biológico pela SATIVA. A fermentação é feita por leveduras naturais e os sulfitos são usados em doses mínimas. O máximo esforço humano é aplicado na vinha, para se intervir o mínimo na adega. Resultam assim vinhos puros, elementares, que expressam um local e que provam a aptidão da costa atlântica de Lisboa para vinhos de “terroir”.