Vale D. Maria
No Douro, os impactos da seca e das altas temperaturas foram muito evidentes e o resultado é uma redução na produção de uva nesta região, embora o tamanho do bago reduzido o tenha tornado mais concentrado, aumentando assim a qualidade potencial. Para isso também contribuiu a chuva de setembro (cerca de 30mm) que ajudou a reidratar as plantas e a otimizar o processo de maturação. A vindima foi curta e muito desafiante. A qualidade dos vinhos é excelente; apesar do volume produzido ser menor, estamos perante um ano fantástico em termos de qualidade uma vez que a pouca produção fez com que os vinhos estivessem muito concentrados.
Plantadas na encosta do Vale do Rio Sabor, as uvas que compõem o Vale D. Maria Douro Superior branco 2022 são provenientes da Quinta Vale do Sabor, no Douro Superior, tendo as suas vinhas entre 20 e 35 anos.
Vinificação e envelhecimento: Após a vindima manual na Quinta Vale do Sabor, as uvas são desengaçadas. Metade do lote é pisado em lagares de granito e o restante fermentado em cubas de inox. Após a fermentação, 65% do lote estagia em cubas de inox. Os restantes 35% fazem o último terço da fermentação alcoólica em barricas de carvalho francês usadas de 500L. Prossegue-se um estágio de 6 meses em barricas de carvalho francês com batônnage semanal.
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 106531