Niepoort
Após a mudança de estilo no Tiara 2012, o desafio foi voltar a criar um branco de altitude com o mesmo perfil num ano desafiante como 2013. No Tiara procuramos criar um vinho leve, fino mas com muita garra e energia.
É na vinha que temos todo o património, as leveduras naturais para a fermentação alcoólica, o nervo, o carácter fresco e elegante. As vinhas de onde provém o Tiara têm mais de 60 anos, estão plantadas a mais de 600 metros e Códega do Larinho é a casta dominante.
A vindima de 2013 começou no dia 19 de Agosto, mais cedo do que o habitual, de forma a manter os níveis altos de acidez e evitar graus alcoólicos elevados. O ano foi mais produtivo, cerca de 25% relativamente ao ano anterior. A decisão de começar a vindima mais cedo acabou por se revelar acertada, uma vez que as principais vinhas tinham sido já vindimadas antes de começar a chover intensamente a 27 de Setembro.
As vinhas que deram origem ao Tiara foram vindimadas em meados de Setembro. As uvas foram transportadas com refrigeração e prensadas durante a noite. Decantou-se durante 24 horas, seguindo-se a fermentação alcoólica em tonéis de Grande capacidade, a uma temperatura que variou entre os 8°C e 13°C. A baixa temperatura fez com que o vinho estivesse a fermentar durante um ano. A fermentação maloláctica foi efectuada.
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 100328