Partilhar:

Vinho Branco
Teixuga
Encruzado 2019, 75cl
Dão

49,49

 14%

 2023-2034

 Servir a 10º-12º

0 /5
0 votaram

18/20  Revista de Vinhos

 

O Produtor, nota de prova publicada em 22 de Abril de 2023

Cor: Amarelo palha
Aroma: Grande intensidade, revelando complexidade aromática que se deve às particulares condições de estágio. Destaca-se a superior integração dos aromas oriundos do carvalho francês onde estagiou.
Boca: Ataque intenso, volumoso, revelando uma acidez viva mas muito integrada. O final é longo e memorável.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Teixuga

Um DOP Dão nascido nas vinhas velhas da Quinta da Teixuga.

Devido às condições especiais de estágio e às características tão próprias da casta Encruzado, este é um vinho com grande capacidade de envelhecimento.

Vinificação: Feito de uvas de vinhas velhas, com predominância da casta Encruzado, este vinho fermentou inicialmente em cubas de inox, com controlo de temperatura, e terminou a fermentação em barricas de carvalho francês, onde estagiou. Durante o estágio, foi realizada “bâtonnage” periodicamente, para obter a ótima integração do vinho com a madeira.

Estágio: 34 meses em barricas novas e usadas de carvalho francês, com bâtonnage periódica. Após o engarrafamento, estagiou cerca de 7 meses em garrafa.

Harmonização: Ideal para acompanhar cabrito assado, bacalhau no forno e queijos de pasta mole.

Análises químicas:
pH: 3,36 | Acidez Total: 5,89 g/L | Açúcares Totais: <2 g/L

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 106498

Caminhos Cruzados

A Caminhos Cruzados nasce pela iniciativa e vontade de Paulo Santos, natural de Nelas, que, determinado a regressar às suas origens para investir no mundo do vinho, decide transformar uma antiga empresa agrícola numa moderna empresa produtora e engarrafadora de vinhos. A filosofia da empresa baseia-se na produção de vinhos de qualidade, com uma vertente de tradição aliada ao modernismo e constante diferenciação que o mercado exige. Os seus vinhos são feitos a partir de uvas de produção própria e de produtores seleccionados, reconhecidos pela sua qualidade e excelência de castas, todos na região do Dão. A Caminhos Cruzados resulta da união de ideias e projectos, e promete ajudar a voltar a pôr no mapa o nome de Nelas como terra de vinhos de eleição.

Morada

Caminhos Cruzados, Lda.

Largo Vasco da Gama, n. 23.
3520-079 Nelas