Partilhar:

Vinho Branco
Tapada do Chaves
Vinhas Velhas 2018, 75cl
Alentejo

56,16

 13%

 2021-2031

 Servir a 10º-12º

0 /5
0 votaram

 

O Produtor, nota de prova publicada em 23 de Maio de 2021

Cor palha, cítrica, aroma complexo e intenso, com notas de fruta tropical e frutos secos. Na boca é cheio e exuberante, domina a complexidade e a fruta madura muito elegante, com uma acidez vibrante e fresca. Harmonioso no final, intenso na fruta e persistente.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Tapada do Chaves

Vindima manual de uvas das castas Arinto, Assario (Malvasia Fina), Fernão-Pires, Tamarez e Roupeiro, provenientes da vinha velha branca, plantada na tapada em 1903. plantadas na tapada em 1903. Escolha manual da uva, realizada bago a bago, que permitiu obter elevado controlo na homogeneidade qualitativa desde o início do processo produtivo.
Procedeu-se à prensagem da uva, seguida de clarificação do mosto por gravidade – pelo método tradicional a baixa temperatura. As fermentações ocorreram em depósitos de aço inoxidável, a temperatura controlada e recorrendo a leveduras neutras, conseguindo-se desta forma preservar a tipicidade e expressão do terroir. Estágio em garrafa durante 24 meses.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 105309

Tapada do Chaves

É nos arredores de Portalegre, em terras do Alto Alentejo, que são produzidos os vinhos Tapada do Chaves. Há mais de 100 anos que esta propriedade dá origem a vinhos de qualidade reconhecida e que estão entre os melhores de Portugal. Pela sua localização privilegiada as terras apresentam características muito particulares e distintas do resto da região. De facto, a Tapada do Chaves situa-se na encosta da Serra de S. Mamede, que constitui um maciço de granito, tendo, por isso, qualidades únicas. Os vinhos Tapada do Chaves preservam o calor e a suavidade da região do Alentejo. Na Tapada do Chaves encontram-se duas das mais velhas parcelas de vinha do Alentejo, em produção, com registos nos anos de 1901 para a vinha tinta e em 1903 para a vinha branca. Associados a uma forte tradição familiar e a uma história de paixão e dedicação à terra, os vinhos Tapada do Chaves têm origem nas vinhas da propriedade que lhes dá o nome, de onde provêm uvas tintas das castas Trincadeira, Aragonês, Castelão e Tinta Francesa e brancas das castas Fernão-Pires, Arinto, Alva e Tamarez.

Durante muito tempo o tinto Tapada do Chaves permaneceu reservado para a elite que o consumia. A sua elevada qualidade foi progressivamente divulgada e este vinho está hoje entre os mais procurados por entendidos e apreciadores. É produzido a partir de uma proporção cuidadosamente determinada das castas e vinificado segundo métodos tradicionais. O estágio em madeiras de carvalho nacional e francês é o culminar da génese do tinto Tapada do Chaves. A qualidade deste vinho tem sido sucessivamente premiada, nacional e internacionalmente. Distinções já também atribuídas por diversas vezes ao Tapada do Chaves Branco. O Tapada do Chaves Vinhas Velhas é produzido exclusivamente com as uvas provenientes da vinha mais antiga da Tapada do Chaves, do início do século passado (1901). Das vinhas novas, a Tapada do Chaves produz, ainda, o vinho regional Almojanda. O sucesso do espumante também oriundo da Tapada do Chaves é mais uma prova da superior qualidade dos néctares aqui produzidos. Um clássico de sempre, que deixa no paladar toda a personalidade dos grandes vinhos do Alentejo.

Morada

Tapada do Chaves
Sociedade Agrícola e Comercial, S.A.

Frangoneiro – Apartado 170
7301-901 Portalegre – Codex
Portugal