O Produtor, nota de prova publicada em 27 de Maio de 2021
O nariz impressiona desde o primeiro momento pela sua intensidade e peculiaridade, fruto da combinação entre o aroma das vinhas da serra com o matiz do Foudre, que lhe confere uma complexidade única que se transmite na boca onde é amplo e profundo e mineral.
O vinho Susana Esteban Foudre é uma mistura de castas tradicionais da Serra de São Mamede.
Provém de uma vinha excecional de 80 anos situada a 700 metros de altitude. Foi vinificado em um Foudre Alsaciano de 1961 de 1150 litros de capacidade onde ficou a estagiar durante 16 meses. Vindima manual em caixas de 20 kg com escolha rigorosa à entrada da adega.
Susana Esteban nasceu em Tui, Espanha. É licenciada em Ciências Químicas pela Universidade de Santiago de Compostela e Mestre em Viticultura e Enologia pela Universidade de La Rioja. Ambas as quintas situam-se no Douro. Além dos vinhos Alentejanos elaborados na sua adega situada na vila de Mora Susana Esteban estabeleceu em 2011 uma sociedade com a sua amiga e igualmente enóloga, Sandra Tavares, para elaborarem vinho em parceria. O primeiro fruto desta parceria tomou o nome “Crochet”, um vinho do Douro que é elaborado no Pinhão. Com início na colheita 2014 o “Crochet” será acompanhado por um irmão alentejano, igualmente tinto, que se irá chamar “Tricot”, produzido em Mora.