Soalheiro
O Cota 27 é um Alvarinho que nasce nas cotas mais baixas do vale de Monção e Melgaço, em pequenas parcelas de vinha junto ao Rio Minho, onde os solos são mais ricos em barro. O interesse pela mineralidade característica do Alvarinho de montanha inspirou-nos a procurar o oposto junto ao rio, um perfil que explorámos na Cave da Inovação. Nasce assim este Vinho Verde DOC.
TERROIR
Monção e Melgaço, a região mais a norte de Portugal, está protegida por montanhas circundantes que proporcionam condições em que a chuva, a temperatura e o número de horas de sol são os mais adequados para a melhor maturação da casta Alvarinho. O objetivo de refletir a diversidade do território em vinhos, de explorar ao limite a elasticidade do Alvarinho no território de origem, resulta numa procura contínua de perfis diferenciados dentro do território. O Cota 27 nasce pela curiosidade despertada no controlo de maturação de vinhas junto ao Rio Minho, onde os solos são mais ricos em barro. O sabor diferenciado das uvas levou-nos a querer perceber o porquê dessa diferença e como a podíamos refletir num vinho.
VINIFICAÇÃO
As uvas são vindimadas à mão. Após a prensagem e antes da fermentação, o mosto é clarificado a baixa temperatura. Este vinho inicia a fermentação num foudre de carvalho francês e termina em barricas usadas de 225 litros de carvalho francês e num ovo de inox. No ovo, existe uma bâtonnage natural e nas barricas sofre bâtonnage durante 9 meses sobre as borras mais finas. Faz um estágio de 6 meses em garrafa.
SUGESTÃO DE ACOMPANHAMENTO
Este é um vinho bastante gastronómico, ideal para acompanhar uma refeição. Desde lagostins grelhados, passando pelo arroz de marisco, arroz de peixe ou peixes assados no forno, até pratos da culinária oriental.
ANÁLISES
Acidez total: 5,6 (g/dm³) | Acidez volátil 0,68 (g/dm³) | Açúcar residual: seco | pH: 3,52
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 107701