Terroir Vulcânico
“Era uma vez… as pipas a rolar no Pico”
Muito se tem falado sobre a ilha do Pico e a sua história, mas há uma tradição açoriana que a Cooperativa Vitivinícola vem agora relembrar, com um novo vinho branco: o vinho nas barricas, a rolar em direção ao mar.
Os carris gravados, ao longo de centenas de anos, serviam para transportar as pipas quase até ao mar, onde aguardavam os barcos que levariam o vinho do Pico para outros destinos. Quando os carris terminavam, era necessário fazer rolar as pipas até à borda da água, através dos canais escavados na rocha, conhecidos como Rola Pipas.
Este vinho dos Açores tem uma longa tradição, e a sua produção também se distingue por várias particularidades, começando na plantação. Os vinhedos são cultivados nos chamados currais, cercados por muros de pedra erguidos para proteger as vinhas do vento agreste e do ar salgado do mar. Destaca-se também o solo da ilha do Pico, que torna estes vinhos únicos: uma terra constituída por lava basáltica quase impenetrável, combinada com o vento salgado do Atlântico.
A prensagem muito suave das uvas selecionadas garantiu a extração das melhores características, assegurando que o vinho exprima ao máximo a casta e o terroir. Fermentou a 15ºC durante três semanas, permanecendo sobre as borras finas em estágio durante 10 meses.
Enólogo: Bernardo Cabral.
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 106736