Terroir Vulcânico
“Era uma vez… as pipas a rolar no Pico”
Muito se tem contato sobre a a ilha do Pico e a sua histórias, mas há uma tradição dessa insula açoriana que a Cooperativa Vitinícola vem relembrar, com um novo branco: o vinho nas barricas, a rolar em direcçāo ao mar.
Os carris gravados, ao longo de centenas de anos, que serviam para transportar as pipas quase até ao mar, onde aguardavam barcos que levariam o vinho do Pico para outros destinos. Quando terminavam os tais corredores era necessário fazer rolar as pipas até à borda d’água, pelos canais abertos pelo homem na rocha, os Rola Pipas.
Este vinho dos Açores tem uma longa tradição e a sua produção também assume várias particularidades, a começar na plantação. Os vinhedos são cultivados nos chamados currais, entre muros de pedra erguidos para proteger as vinhas do vento agreste e do ar salgado do mar. Destaca-se também o solo da ilha do Pico que torna estas referências únicas. Um solo constituído por uma lava basáltica quase impenetrável, em conjunto com o vento salgado do Atlântico.
O Rola-Pipa 2020 foi, ele próprio rolado, como afimar o Pedro Cavaleiro, diretor geral da Picowines: “Um vinho com historioa, que queremos levar além-fronteiras.”
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 106736