Partilhar:

Vinho Branco
Ribeiro Santo
2023, 75cl
Dão

5,15

 12.5%

 Imediato

 Servir a 8º-10º

 

O Produtor, nota de prova publicada em 27 de Maio de 2024

O vinho apresenta um aroma fino, com equilíbrio entre frutas e notas vegetais, realçado por um leve toque mineral. Na boca, é jovem e fresco, com uma acidez refrescante que culmina em um final elegante e envolvente. Este vinho irá evoluir para maior complexidade ao longo do tempo. É um excelente acompanhamento para todo o tipo de saladas, carnes brancas, sushi e peixe grelhado.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Ribeiro Santo

A Região Demarcada do Dão é uma das mais antigas Regiões Vitivinícolas de Portugal, datando de 1908. Localizada no centro de Portugal, esta região montanhosa, com altitudes que variam entre os 400m e os 700m, tem como ponto de referência a Serra da Estrela, a mais alta de Portugal continental. O nome da região provém do rio Dão, que a atravessa. As características dos vinhos são fortemente marcadas pelo terreno granítico e pela presença de vinhas situadas em florestas de pinheiros e eucaliptos.

Vinha: A vinha segue o encepamento tradicional e está plantada em terreno granítico pobre, com grandes afloramentos rochosos, de onde se avista a Serra da Estrela. A viticultura é feita sob o regime de produção integrada, demonstrando uma forte preocupação com as questões ambientais. A combinação de práticas culturais associadas ao uso criterioso de produtos biológicos resulta em produções equilibradas e sustentáveis.

Vinificação: As uvas são provenientes unicamente da Quinta do Ribeiro Santo. Após o desengace total, as uvas são prensadas e o mosto é selecionado. Segue-se um processo de arrefecimento e decantação a baixa temperatura. A fermentação ocorre em cubas de inox, com temperatura controlada em torno dos 14ºC durante 20 dias.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 100665

Magnum - Carlos Lucas

A Magnum Vinhos nasce de 3 pessoas desde há muito ligadas ao mundo do vinho. Embora com percursos iniciais diferentes, desde 1996 que Carlos Lucas e Carlos Rodrigues fazem vinhos em conjunto, juntando-se ao grupo em 2005 Lúcia Freitas. A história, que não se apaga, remete esta equipa para a Dão Sul, uma das maiores empresas de vinhos de Portugal, onde eram a equipa de enologia desde o início do projeto liderada por Carlos Lucas. Ali foram responsáveis por elaborar vinhos brancos, tintos, rosés e espumantes das mais prestigiadas regiões do país (Dão, Douro, Alentejo, Bairrada, Lisboa e Vinhos Verdes). De entre todos os vinhos produzidos destacam-se as marcas Quinta das Tecedeiras, Quinta do Encontro, Quinta de Cabriz e Casa de Santar. Além dos vinhos portugueses ainda eram responsáveis pela enologia de vinhos no Brasil, na bem conhecida vinícola Rio Sol. Foram 20 anos de conquistas, criação e inovação.
Em 2011, decidiram abraçar um novo projeto. Pegando na Quinta do Ribeiro Santo, propriedade de Carlos Lucas, situada na região do Dão e nos vinhos Baton, de Lúcia Freitas, do Douro, lançaram as bases da Magnum Vinhos. Juntaram ainda ao portefólio uma Quinta no Alentejo, em Mora.Com a construção de uma nova adega no Dão e uma excelente aceitação dos vinhos no mercado nacional e internacional, bem como pela imprensa, conquistaram em 2014 a distinção máxima da agricultura: o prémio de agricultor do ano, atribuído pelo Ministério da Agricultura de Portugal. Este é um projeto que combinação a experiência, conhecimentos e irreverência destes 3 enólogos, com a intenção de mostrar o melhor de cada uma das regiões onde trabalham, através de vinhos que respeitam o terroir, a tradição e as castas portuguesas.

Cada garrafa produzida conta uma história. Cada vinho reflete a paixão, o trabalho, as emoções e dedicação nele colocada, explicando assim a assinatura da empresa “Vinho & Pessoas”.

Morada

Magnum – Carlos Lucas, Vinhos Lda.

Quinta do Ribeiro Santo
Oliveira do Conde
3430-038 Carregal do Sal
Portugal

Carregue no botão e será redireccionado para a ficha técnica do vinho

Nota: a ficha técnica abrirá numa nova janela