Quinta dos Roques
2022 foi um dos anos mais quentes e secos desde 1931! Após um inverno frio e seco, que atrasou um pouco o surgimento dos novos rebentos, a primavera chegou com temperaturas elevadas e precipitação muito baixa. A partir de abril, foi uma sequência de altas temperaturas e seca, estabelecendo recordes. O período de floração foi excelente, sem humidade a prejudicar a boa polinização e o vingamento de todas as variedades de uvas. Com o tempo seco, 2022 foi um dos anos com menos pressão de doenças, permitindo-nos focar na gestão da folhagem para evitar qualquer uva danificada pelo sol. A maturação foi um pouco desigual devido à falta de água e a vindima foi mais cedo do que o habitual.
As uvas estavam em excelente estado de saúde, com a relação entre ácidos e açúcares um pouco incomum. No entanto, todos os vinhos apresentam sabores maravilhosos e são muito frescos no paladar.
Temos grandes expectativas em relação aos vinhos deste ano e ao seu potencial de envelhecimento.
Vinificação: esmagamento das uvas com desengace parcial, seguido de uma suave prensagem em prensa automática. O mosto foi clarificado pela ação da gravidade e decantação; a fermentação com leveduras selecionadas ocorreu a uma temperatura de 16-18ºC. Após a fermentação, o vinho foi armazenado em cubas de aço inoxidável, protegido por gás inerte, onde foi sujeito a uma clarificação natural através da ação do frio do inverno das Beiras.
Engarrafamento: a preparação do vinho para engarrafamento consistiu num ligeiro “collage”, numa estabilização tartárica pela ação do frio e numa ligeira filtração. Engarrafado em fevereiro de 2023.
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 106115