O Produtor, nota de prova publicada em 5 de Janeiro de 2023
Nariz expressivo com notas de fruta desidratada, oregãos secos e folhas de chá. No palato surpreende por reunir a rusticidade típica da adstringência dos taninos com uma
boca macia e envolvente, resultando num conjunto muito prazeroso, com notas de frutos secos, louro e nêsperas.
O Quinta de Santa Teresa Curtimenta é um vinho branco de curtimenta, incluíndo-se também na categoria de orange wine. O vinho é um monocasta Avesso, produzido a partir de vinhas na Quinta de Santa Teresa. Receção das uvas na adega em caixas de 24kg. Seleção manual seguida de desengaçe, com fermentação do mosto em cuba com as películas das uvas. Este processo de Curtimenta, semelhante ao da vinificação de vinhos tintos, promove a dissolução de mais compostos fenólicos e taninos resultando num vinho de tons âmber alaranjados. Fermentação espontânea com remontagem e controlo de temperatura. Após fermentação o vinho foi decantado e trasfegado, não permanecendo nas borras. Estagiou parcialmente em barrica durante 6 meses parte, e o restante em cuba de inox. Estabilização a frio e engarrafamento sem filtração. Não é utilizado nenhum derivado animal. Vinho certificado biológico.
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 106539
A&D Wines
Na A&D WINES dedicamo-nos à produção de vinhos a partir de uvas cultivadas nas nossas quintas. Respeitamos o caráter individual de cada parcela e a personalidade e características de cada casta, transformando as mesmas em vinhos que exprimem de forma autêntica as suas origens. Foi em 2015 que a A&D Wines decidiu avançar para um projeto mais ambicioso ao adquirir a Quinta de Santa Teresa, mais uma aposta em Baião, desta feita com 33 ha de vinha a que se somam 5 ha da Casa do Arrabalde e 7 hectares da Quinta dos Espinhosos, perfazendo um total de 45 ha. O objetivo a médio prazo é a atingir uma produção de 300.000 garrafas e colocar a Quinta de Santa Teresa no mapa do Enoturismo da região.
Morada
Quinta de Santa Teresa. Rua de Arufe, 530 – 4640-342 Loivos da Ribeira – Baião. Portugal