La Rosa
Ainda largamente inexplorado, o terroir do Douro oferece uma oportunidade incrível. Nenhuma mais do que a de La Rosa, cujas vinhas se erguem dramaticamente sobre o rio, com a imponente vinha do Vale do Inferno, e sobem de forma constante até alcançar os 500 metros com Lamelas, cujas vistas magníficas sobrevoam o coração da região. As uvas da propriedade são da categoria A – o melhor que o Douro tem a oferecer.
Os solos de xisto e granito, juntamente com a topografia extremamente variada, permitem que os vinhos brancos apresentem uma acidez notável, mineralidade e frescura. Os brancos de La Rosa caracterizam-se pelas suas notas florais, cítricas e pelo equilíbrio da fruta.
Colheita: Os meses de inverno trouxeram muita chuva, que reabasteceu o lençol freático e ajudou as vinhas a recuperar. O verão relativamente fresco, com temperaturas normais. No final de agosto, tivemos alguns dias de temperaturas extremas, mas até 28 de agosto o calor acalmou, proporcionando condições ideais para a maturação.
Tivemos dois períodos de chuva durante setembro, o que significou que tivemos de começar e parar a vindima mais do que o normal. Graças a boas práticas vitícolas, as uvas resistiram notavelmente bem e, apesar da chuva, praticamente não houve sinais de podridão.
Vinificação: Castas autóctones de vinhedos velhos – 50% Viosinho, 20% Rabigato, 20% Arinto, 10% Gouveio.
O vinho foi fermentado parcialmente e estagiou em barricas (50%), com o restante em pequenas cubas de inox, antes de ser engarrafado em março de 2022.
Delicioso com salmão fumado, atum e caranguejo, frango de churrasco ou queijo de cabra.
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 100817